Mãe de Santo protesta contra distribuição de Bíblias, na Bahia

A ialorixá Jaciara Ribeiro afirmou que desejava “o direito de lutar contra esse retrocesso”
Durante a sessão solene para entrega de títulos de “cidadão honorário” na Câmara de Vereadores de Simões Filho, Bahia, a ialorixá Jaciara Ribeiro protestou contra a entrega de Bíblias aos homenageados.

Na última terça-feira, 7, a líder religiosa acompanhava a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, que receberia o título. Quando foi anunciado a entrega da Bíblia à sua acompanhante ela pediu para fazer um pronunciamento.

“Perguntei se quem era de candomblé ganharia algo e ninguém me respondeu. Nesse momento, quebrei o protocolo e solicitei a palavra do plenário. Foi quando falei de toda minha história de luta contra a intolerância religiosa”, explica a mãe de santo, que contestava a entrega das Escrituras.

Mesmo vaiada por parte do público presente, ela insistiu. “Queria, como cidadã, o direito de lutar contra esse retrocesso. Devemos saber que o Estado é laico”, reclama.

A Câmara de Vereadores, por meio da assessoria, informou que a distribuição de Bíblias junto com as honrarias foi proposta do vereador Alfredo de Assis. “Sempre em datas especiais como posse de vereadores, Dia da Mulher e no aniversário da cidade, faço essa distribuição. Foi um presente entregue aos homenageados”, explica o vereador, ressaltando que não teve como objetivo propagar nenhum tipo de religião.

Por sua vez, Maria Bernadete Pacífico não se incomodou em ter recebido uma Bíblia, que estava em uma caixa de presente. “Não fiquei constrangida em receber o presente. Inclusive, sou batizada na igreja católica”, minimizou. Ela é mãe do líder Quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como “Binho do Quilombo”, que foi assassinado em setembro deste ano. 

Com informações A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...