Após 500 anos da Reforma Protestante, evangélicos e católicos acreditam ter mais semelhanças teológicas.

Após 500 anos da Reforma Protestante, evangélicos e católicos acreditam ter mais semelhanças teológicas do que diferenças, de acordo com uma pesquisa publicada pelo instituto Pew Research Center na última semana.

"As diferenças teológicas que dividiram o cristianismo nos últimos 1500 anos diminuíram até um ponto que poderia se chocar com os cristãos dos séculos passados", segundo o relatório do estudo que analisou países da Europa Ocidental.

O movimento da Reforma Protestante foi iniciado por Martinho Lutero no século XVI, que pregou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. O documento desafiava diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano.

No entanto, católicos e protestantes têm se aproximado aos poucos nas últimas décadas, principalmente após o pontificado do Papa Francisco.

Os protestantes são maioria em cinco países da Europa Ocidental e os católicos são o maior grupo na região sul do continente, de acordo com o estudo. A Alemanha, país de origem de Lutero, ainda é predominantemente católica (48%), em comparação com 28% de protestantes.

O Reino Unido tem uma população 54% protestante e 17% católica, enquanto a Irlanda é 75% católica e 5% protestante. A Finlândia é o país mais protestante (73%), sendo registrada com 0% de católicos. A Itália é o país mais católico (78%), contando com apenas 1% de protestantes.

Em geral, 58% dos protestantes e 50% dos católicos na Europa Ocidental dizem que as duas religiões apresentam mais semelhanças do que diferenças. Apenas 26% e 34%, respectivamente, acreditam que as diferenças superam as similaridades.

Cerca de 9 entre 10 protestantes e católicos estão dispostos a aceitar membros da outra religião como parceiros, mostra a pesquisa. A Alemanha é o país mais tolerante, com 98% dos protestantes e 97% dos católicos dispostos a aceitarem o outro em suas famílias.

A pesquisa também registrou uma reconciliação entre as duas religiões sobre uma questão teológica chave: se a salvação é alcançada pela fé, como acreditava Lutero, ou através de uma combinação entre fé e obras. Em todos os países, a maioria dos católicos e protestantes acreditam que a fé e as boas obras são necessárias para a salvação.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...