Igreja católica do Brasil precisaria de 10 mil exorcistas, indica subsídio

Segundo o último levantamento oficial (de 2013), o Brasil, que ainda é a maior nação católica do mundo, possui 10.802 paróquias, possuindo 453 bispos e 20.701 padres.

Agora, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está fazendo um pedido difícil à Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da fé. Através de um subsídio, divulgado no início do mês, apresentou “Exorcismos, reflexões teológicas e orientações pastorais”.

Lembrou também que a prática dos exorcismos é pouco difundida no Brasil, mas ganhou popularidade entre os movimentos carismáticos. O presidente da Comissão Episcopal, Dom Pedro Carlos Cippolini, esclarece que se faz necessária uma reflexão sobre o “problema do mal”.

“Ninguém pode negar que o mal está aí”, afirmou o líder religioso, enfatizando que este é o foco do subsídio, que oferece orientações práticas sobre a questão. Na parte teológica aborda a pessoa do diabo. Segundo dom Pedro, “a possessão demoníaca existe, mas é rara… por isso há necessidade da ciência médica e da psiquiatria antes de se detectar a necessidade de exorcismo”.

Sua preparação foi um pedido dos bispos a partir das “circunstâncias que permeiam a sociedade e a Igreja”, chamada por eles de “fenômeno”. Ironizou, afirmando que isso é real, mas não é tão difundido entre os católicos “quanto em outras igrejas por aí”.

A referência é obviamente uma menção às igrejas evangélicas, sobretudo as pentecostais, onde a libertação é comum e que muitas vezes promovem cultos especiais dedicados à prática.

Se a recomendação que cada igreja católica tenha um padre exorcista for seguida, seriam necessários então mais de 10 mil.

Atualmente, os seminaristas estudam oito anos, antes de serem ordenados padres. Metade destes anos são dedicados à filosofia, a outra metade, à teologia. Para ser um exorcista é necessário fazer um curso específico no Vaticano, embora cada bispo tenha autonomia para nomeá-los, caso ache necessário.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nunca fez um levantamento oficial, mas o programa Fantástico revelou em matéria sobre o tema que existem apenas 30 padres exorcistas atuando no país que seguem o rito oficial da Igreja.

GospelPrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...