Vitória! Menino que tinha poucas semanas de vida ganha esperança com doador 100% compatível

Família de Tancrede, que tem forma rara de leucemia, informa ter encontrado medula
Depois de dois meses de agonia e busca incessante, a família do menino Tancrede, que corria risco de morte se não recebesse com urgência um transplante de medula óssea, informa que, finalmente, foi encontrado um doador 100% compatível.

Luc Boveret, pai do menino de 11 anos, publicou esta manhã em seu perfil no Facebook uma mensagem em que anuncia que “a cura está acontecendo”, e que se trata de algo “milagroso”, já que médicos e instituições não acreditavam na possibilidade da compatibilidade total por causa da raridade dos genes da criança.

— Nossa gratidão é eterna e ficará para gerações no coração da nossa família.

Boveret agradeceu em nome da família toda, inclusive do irmão menor de Tancrede, Elzear, de quatro anos, que desde o início do tratamento vinha sofrendo por não poder mais ter contato físico com Tancrede. O menino chegou a ser testado para tentar ser doador, mas seu resultado foi negativo.

Tancrede foi diagnosticado com uma forma rara de leucemia, que atinge geralmente idosos de mais de 70 anos e, por isso, é considerada extremamente incomum em crianças.

Nascido na Califórnia, o menino se mudou com os pais para o Brasil há seis anos. No início de abril, apresentou sintomas de uma infecção e foi levado ao hospital, onde permaneceu internado com o diagnóstico de pneumonia e anemia.

Como o quadro de redução de glóbulos vermelhos prosseguia mesmo depois de resolvido o problema respiratório, os médicos investigaram a fundo a saúde de Tancrede e descobriram a grave doença, que, diferentemente de 95% dos casos de leucemia, não pode ser curada com tratamento quimioterápico, apenas com um transplante de medula óssea.

Durante o período em que buscavam um doador, a rotina do garoto foi de visitas todos os dias ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, para sessões de quimioterapia que tinham unicamente a função de mantê-lo vivo até o possível transplante.

Além disso, Tancrede se submetia diariamente a exames de sangue, e a transfusões de sangue a cada dois dias, e de plaquetas duas vezes por semana.

— É a coisa mais horrível que pode acontecer numa vida. Não tenho palavras para explicar. Sou uma pessoa que tem muita fé, sou guia espiritual, e mesmo assim sinto como se fosse enlouquecer. Eu daria todas as minhas vidas para salvar a vida do meu filho.

Pai de Tancrede e Eleazar, Luc e David Arzel mobilizaram familiares e amigos na tentativa de localizar um doador compatível — as chances, eles explicam, eram de uma em 100 mil.

O alcance da campanha foi grande, e chegou a famosos como a modelo Isabela Fiorentino e aos jogadores de futebol Kaká e Neymar, que gravou um vídeo para o menino, em que diz estar junto com Tancrede e que fará de tudo para ajudá-lo na batalha pela vida.

r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...