Tornado destrói cidade catarinense de Xanxerê, deixa pelo menos dois mortos e mais de 1 mil desabrigados (VÍDEO)

Um tornado causou pelo menos duas mortes e deixou um rastro de feridos e de destruição na cidade catarinense de Xanxerê, localizada a 500 km de Florianópolis, no Oeste do Estado. 

O fenômeno, registrado na tarde desta segunda-feira (20), foi confirmado nesta terça-feira (21) ao G1 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, cerca de 120 pessoas ficaram feridas e pouco mais de 1 mil estão desabrigadas – o total de habitantes é de 47,6 mil. 

Aproximadamente 2,6 mil casas sofreram estragos e 200 mil residências estão sem energia elétrica, após cinco torres de transmissão terem sido derrubadas.

O tornado foi registrado por vários moradores de Xanxerê por volta das 15h, conforme mostram vários vídeos postados nas redes sociais.

Segundo o Inmet, o fenômeno que atingiu o Oeste catarinense pode ser classificado como entre F2 e F3 – com ventos entre 100 km/h e 330 km/h –, em uma escala até F5. Além de casas e um ginásio de esportes, carros foram virados e outros equipamentos públicos foram danificados.

“Vi uma coisa branca vindo, fechei a janela e chamei meu filho para nos protegermos no banheiro. Começou a tremer a porta e eu só ouvia um ‘vrum’ e o estouro do telhado”, relembrou ao Diário Catarinense o morador Gerson Morigi. “Uma cena de guerra”, definiu o prefeito da cidade, Ademir Gasperini.

O Corpo de Bombeiros informou que as duas vítimas fatais registradas até o momento morreram em bairros diferentes. Uma delas é um pai que morreu abraçado aos filhos, tentando protegê-los. 

“O temporal passou rápido, coisa de três minutos. Tem pessoas embaixo de escombros, não sabemos exatamente o número de vítimas”, informou o major Walter Parizotto.

Entre os 120 feridos, há pelo menos três crianças em estado grave. Segundo a Polícia Militar, uma parcela dos feridos foi encaminhada a hospitais de cidades vizinhas.

Nas redes sociais, o clima de comoção foi geral, com várias mensagens de apoio ao povo de Xanxerê.



Brasil Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...