Sofia recebe alta médica da UTI após dez dias da cirurgia, diz mãe

Bebê passou pelo transplante de cinco órgãos nos EUA e se recupera bem. 'Vamos poder fazer de tudo, como trocar fralda e dar banho', comenta mãe.

Após 10 dias da cirurgia em que Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e três meses, foi submetida para a troca de cinco órgãos, a mãe da menina, Patrícia de Lacerda, afirmou ao G1 na tarde desta segunda-feira (20) que a menina foi autorizada pelos médicos a deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos. 

Segundo Patrícia, o quadro da menina não é mais considerado de alto risco. "Os médicos disseram que ela está se recuperando bem e que o quadro dela não é mais de UTI. A Sofia ainda precisará de muitos cuidados, mas todos os procedimentos poderão ser feitos no quarto", diz. A menina vai continuar internada no mesmo hospital, informou Patrícia.

Sofia nasceu com Síndrome de Berdon, uma doença rara que causa a má formação de vários órgãos do sistema digestivo. No transplante, a criança recebeu estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e cólon. 

Não foi preciso trocar um dos rins, como foi anunciado pelos médicos antes do procedimento. Os órgãos doados eram de um bebê do estado da Flórida, segundo a mãe.

Sofia sequer conheceu a casa dos pais, em Votorantim (SP), já que sempre ficou hospitalizada. A menina chegou a ser submetida a três procedimentos cirúrgicos no Brasil, mas ainda necessitava de atendimento especializado para a síndrome rara e para o transplante multivisceral, que não é realizado no país. Atransferência para os EUA só aconteceu por determinação da Justiça, que ordenou que a cirurgia, estimada em R$ 2 milhões, fosse paga pelo governo brasileiro.
Ainda de acordo com Patrícia, a troca dos órgãos já permite melhoras físicas na menina. "Ela está desinchando e a cor da pele melhorou muito. Tudo isso porque os órgãos estão funcionamento normalmente. 

Os enfermeiros continuarão à disposição dela no quarto, mas agora poderemos fazer de tudo, como trocar fraldas e dar banho", comenta a mãe de Sofia.

Já está no quarto
Por volta das 21h30 desta segunda-feira, Patrícia informou que já estava no quarto do hospital com a Sofia, onde continuará internada por mais algum tempo. Na página "Ajude a Sofia", no Facebook, ela publicou a informação de que a menina havia deixado a UTI. Confira o conteúdo abaixo:

"Olá pessoal!!! Nossa bonequinha saiu da UTI. Já estamos no quarto com ela, e agora é continuar com nossa orações para que tudo continue tranquilo como tem sido, e que logo mais ela esteja totalmente bem. As orações é a nossa fonte de fortaleza, 

Deus tem nos escutado a todo momento é tem feito milagres na vida de nossa bonequinha. Seremos eternamente gratos a todos que nos ajudam de alguma forma,a seguirmos firmes e fortes,sempre na fé. 

Sabemos que o caminho é longo,e cada dia de vida de nossa bonequinha é uma vitória,como tem sido desde o teu nascimento. Nossos filhos são herança de deus!!! (sic)."

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...