Os judeus se tornarão gentios?

Distinções entre judeus e gentios já não são tão intensas como em gerações anteriores, pelo menos do ponto de vista sociológico, de acordo com o demógrafo da Universidade Hebraica Prof. Sergio Della-Pergola.

Embora a diferença entre os dois grupos possa permanecer forte a partir da perspectiva da comunidade ortodoxa, essas distinções estão se tornando cada vez menos claras sob uma perspectiva não-religiosa, Della-Pergola, que detém a cadeira Argov Shlomo em Relações da Diáspora Israelense, disse ao jornal The Jerusalem Post.

Este desenvolvimento pode ser visto claramente através de um fenômeno novo, as "centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo que se unem ao povo judeu sem conversão ", disse o professor.

Della-Pergola disse que a rápida evolução da identidade judaica provocou um debate entre aqueles que afirmam que um judeu é "alguém que faz algo judaico" e aqueles que "diriam que um judeu é alguém que fala: Eu sou judeu."

Identidade judaica pode ser considerada "um contínuo" que é "muito fluido e muito flexível, e pode-se achar que alguém está dentro em uma quinta-feira e está fora na quarta-feira seguinte," Della-Pergola asseverou. "Isto é particularmente [o caso] na América do Norte e nos Estados Unidos ." — The Jerusalem Post, 03 de novembro de 2014

Quem é judeu, e quem não é, é um debate milenar entre os judeus. No passado, eles mantiveram a sua identidade, principalmente, devido à perseguição e discriminação. A crise de identificação mais horrível, forçada sobre os judeus na Europa, teve lugar sob o regime de Hitler, quando mais de seis milhões pereceram.

Quem é judeu? Deus sabe. Ele faz esta promessa através do profeta Amós: "E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus." (Amós 9: 14-15).

— Arno Froese -
Beth-Shalom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...