Cerca de 400 imigrantes podem ter se afogado em "naufrágio no Mediterrâneo", diz ONG

Cerca de 400 imigrantes morreram afogados em um naufrágio depois de terem deixado a Líbia em uma tentativa de chegar à Itália. 

A informação é da ONG Save the Children, citando relatos de sobreviventes que foram resgatados de um outro barco e levados para um porto italiano.

Em um comunicado, a Save the Children disse que entre as vítimas estavam "muitos jovens, provavelmente menores".

O barco, com cerca de 550 pessoas, virou cerca de 24 horas após partir da costa líbia, levando principalmente imigrantes subsaarianos. Cento e cinqueta sobreviventes foram resgatados e transportados a um porto no Sul da Itália na manhã desta terça-feira.

Antes do acidente, mais de 500 mortes já haviam sido registradas este ano de pessoas que tentaram cruzar da África para a Europa pelo mar um número muito maior do que as 47 mortes registradas no mesmo período em 2014, segundo dados da Organização Mundial de Migração.

O número de barcos tentando alcançar a Europa subiu muito nas últimas semanas devido ao bom tempo. Somente nos últimos quatro dias, mais de sete mil imigrantes foram resgatados no Mediterrâneo e 11 corpos foram recuperados.

Na medida em que a temperatura sobe na primavera, mais pessoas que fogem de conflitos e pobreza se arriscam a fazer a travessia em busca de uma vida melhor na Europa.

Mais de 280 mil pessoas entraram sem autorização na União Europeia (EU) no ano passado. Muitas partiram de Síria, Eritreia e Somália após uma perigosa viagem por mar a partir da Líbia.

A Save the Children e outras organizações de ajuda humanitária pediram que a União Europeia aumente as operações de resgate no Mediterrâneo.


informações Agência Internacionais/OGlobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...