Crente mente? Você mente? Existe alguém que não minta?

Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra. A CIÊNCIA prova que: Eu, Você, todo mundo mente, e mente muitoooo. O quanto, exatamente, varia. Uma pesquisa diz que uma pessoa mente em uma a cada quatro interações sociais. Outra, que mesmos aqueles que dizem não mentir falam uma inverdade a cada dez minutos. Uma terceira afirma que contamos de 10 a 100 mentiras por dia!!! Haja mentirosos!


Essa foi uma matéria publicada no Uol on-line por Liliam Ferreira que podemos conferir na integra através do site: Tab.Uol #4 “mentira”. Antes de entrarmos na Teologia e espiritualizarmos o assunto, vale a pena ler toda matéria e depois aplicar em nossas ações como reflexão.

No campo espiritual e pessoal “A Mentira” é grave, pois a Bíblia demonstra claramente que quem vive uma vida de mentiras está na contra-mão de DEUS e que aqueles que vivem na prática mentirosa não herdarão o reino de Deus. O oposto da mentira é a VERDADE e Cristo é a verdade, pois Ele mesmo afirmou dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

“Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

Servos de Deus Discípulos de Jesus não devem viver de forma alguma uma vida pautada em mentiras.Provérbios 6:16-19, 1 Timóteo 4:1-3, João 8:44, Salmos 101:7, Provérbios 12:22, Colossenses 3:9-10, Êxodo 20:16, Efésios 4:25,

Sem sombras de dúvidas “O assunto Mentir é bem mais complexo do que podemos imaginar”. Sem perceber, às vezes contamos um fato e acrescentamos algo que nunca existiu, portanto: Mentimos! Às vezes concordamos com alguém, por não querer contrariar tal pessoa e acabamos mentindo, pois na realidade não é isso interiormente que você acabou de concordar que sentes, mais uma vez mentimos!

Na maioria das vezes pessoas que mentem são viciadas na mentira e, em muitos casos e acontecimentos, desnecessariamente enfeitam tanto que a verdade se perde em meio a tantas mentiras!


Será que nesta sociedade que vivemos, conforme matéria acima, realmente é impossível não mentir? Se realmente essa pesquisa tiver correta em relação a quantidade de mentiras que contamos diariamente, como fica a nossa vida espiritual diante de DEUS? Se de fato somos convertidos, e seguidores da “VERDADE REVELADA”, Jesus, não deviríamos apenas falar a verdade?

Às vezes exageramos quando inflamos o nosso peito e GRITAMOS: Os homossexuais não herdarão o Reino dos Céus. É fato que a Bíblia diz que ficarão de fora os afeminados, mas, portanto toda via a lista dos que ficarão de fora é bem maior do que pensamos, vale a penas rever esta lista:

“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” Apocalipse 22:15.

“Acaso não sabeis que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem gananciosos, nem ébrios, nem maldizentes, nem rapaces terão parte no reino de Deus.” I Coríntios 6, 9-10

“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os MENTIROS, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse. 21:08

Vemos que a lista é bem maior do que pensamos. Os mentirosos estão incluídos nestes que ficarão de fora. Viver uma vida pautada na mentira é viver em pecado, portanto contrariando toda pesquisa feita pela ciência, devemos admitir nossas falhas e mentiras, mas se apegar na verdade, pois a VERDADE liberta e quando somos libertos nossos lábios não falam Mentiras. Pode parecer complicado, difícil, mas devemos falar a verdade mesmo que essa verdade custe a nossa reputação, mesmo que essa verdade venha provocar perdas em nosso dia.


Reflitamos. A Bíblia dá ao diabo a paternidade quando o assunto é MENTIRA.

Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua,pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44

Aquele que afirma: Eu só falo a verdade é MENTIROSO. Sem perceber, diversas vezes mentimos, não pro outros, mas para nós mesmos, principalmente quando não admitimos certas falhas. Devemos distinguir o seguinte: A Bíblia condena a prática, viver pautado na mentira… Assim como nós também somos pecadores, é possível que mesmo sem percebermos falemos algumas inverdades. Mas logo nós que temos o Espírito Santo somos confrontados a pedirmos de imediato perdão por essas inverdades…

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

“Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” 1 João 1:10

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

Somos todos pecadores e muitas vezes mentimos. Que diferença nós temos, então, dos outros pecadores mundanos? A resposta é “JESUS”!!!! Somos pecadores JUSTIFICADOS E REMIDOS por Cristo JESUS NOSSO SENHOR. Os demais são pecadores, porém NUNCA SE ARREPENDEM; NÃO VÊEM ERRO EM SEUS ATOS E VIVEM EM UMA PRÁTICA CONTINUA DO ERRO, SEM ARREPENDIMENTO. Essa é a diferença.

Mas não é por isso que devemos de vez em quanto contar algumas inverdades, mas nos esforcemos para falar a VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE. Mesmo que nos custe algo.

Deus abençoe ricamente

Pb. Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...