40% das pessoas que sofrem paradas cardíacas têm lembranças "do outro lado"

Muitas pessoas que passam por experiências de quase morte dizem se lembrar de alguns instantes da vida “do outro lado”. Agora, um estudo recente, publicado pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, comprovou que 39% dos pacientes que sofreram paradas cardíacas e foram reanimados dizem ter algum tipo de lembrança.

O estudo avaliou as respostas de 330 pessoas atendidas em hospitais da Grã-Bretanha, dos EUA e da Áustria. Duas dessas pessoas fizeram relatos bastante precisos de suas experiências como “mortos”.

Um dos pacientes, um homem de 57 anos, disse ter visto todo o processo de reanimação, como se estivesse fora do próprio corpo, observando a cena. As descrições feitas por ele são exatamente como as que estão nos registros médicos de seu caso. Estima-se que ele tenha ficado consciente por pelo menos três minutos entre o período da parada cardíaca e da reanimação.

Entre os relatos dos outros pacientes estão descrições vagas de ambientes e sensações – 20% dos entrevistados disseram ter experimentado uma sensação de paz, 27% afirmaram que tiveram suas percepções de tempo alteradas e 13% garantiram que se sentiram separados de seus corpos.

MegaCurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...