Escolhas

Nossa vida com Cristo requer sacrifícios. Fazer a vontade de Deus, muitas das vezes é algo extremamente complicado e doloroso, afinal, abrir mão da nossa vontade para fazer a vontade de Deus sem saber o que pode acontecer no caminho não é algo fácil. Quando fazemos nossa vontade, de acordo com nossos planos, temos um ‘cronograma mental pré-estabelecido’ que nos levará a conquista do objetivo de forma simples. 

Mas quando resolvemos fazer a vontade de Deus, esse ‘cronograma’ deixa de existir, e em seu lugar entram linhas e espaços em branco que somente serão preenchidos no tempo e de acordo com a vontade de Deus. Não temos uma prévia, temos apenas a certeza de que no final da folha, terá a assinatura de Deus confirmando que estamos prontos para receber as bênçãos.

Aí você me pergunta: mas Deus não tem o controle sobre tudo? Então independentemente da escolha que eu fizer – fazer minha vontade ou a de Deus – de qualquer forma as coisas serão do jeito dEle. E já te respondo, sem sombra de dúvidas, que não é assim. 

Deus nos dá o livre arbítrio, e através dele, podemos escolher aquilo que queremos pra nossa vida, e isso determinará se ao fim da folha, teremos a assinatura de aprovação de Deus, ou uma observação dizendo: seu cronograma não foi aprovado pelo Senhor dos senhores; tente novamente. E será que você terá tempo para tentar de novo?

Confesso que tenho aprendido de forma dura, que abrir mão da minha vontade dói. E mais, que tentar dar uma ‘ajudinha’ aos planos de Deus, além de tirar nossa paz, retarda as promessas. Tenho recebido muitas bênçãos de Deus sobre minha vida: bênçãos materiais, espirituais; bênçãos que tem mudado minha personalidade e forjado meu carácter segundo o coração de Deus. Mas tenho sido colocada a prova e tendo que fazer escolhas que muitas das vezes vão contra aquilo que eu desejava pra mim, mas que caminham na direção que Deus deseja que eu vá. 

Quer um exemplo do que acontece quando decidimos fazer a nossa vontade e quando optamos por obedecer a Deus? Pense num carro: você sonha com um carro do ano, completo, que trará para você comodidade. Mas pense que este carro está na agência, e você no momento ainda não tem o dinheiro necessário para compra-lo. Mas apesar disso, Deus lhe disse que esse carro será seu, que você apenas deve esperar pelo tempo dEle. Pense também, que para você comprar esse carro, precisa primeiro terminar sua faculdade, deixar de ser estagiário e ser efetivado e, tirar sua habilitação, ainda que você saiba dirigir... Nossa, isso vai demorar, né? Mas Deus disse que esse carro seria seu. 

Agora pense, que alguém de bom coração, resolveu te dar um carro de presente; mas esse carro não é o que você sonhou, aquele que Deus lhe prometeu. Ele não é do ano, também não é completo e nem da cor você gostou muito. Mas você quer um carro, e esse tá chegando fácil às suas mãos, então porque não aceita-lo, se basta você pegar as chaves e sair dirigindo? É uma questão de escolha, certo? Certíssimo! Suponhamos que você ache que o carro dos seus sonhos, a promessa de Deus, esteja demorando e você aceite o presente que querem te dar. 

Você abre mão do que Deus tem pra você e faz sua vontade. Pega seu carro novo (não tão novo quanto você desejava) e sai dirigindo, vai pro trabalho, pra faculdade, até mesmo pra igreja, e então, num dia qualquer, você é parado numa blitz; cadê a habilitação? Você não tem... E os documentos do carro? Você tem, mas quando olha, percebe que não atentou que havia passado a data da vistoria e você também se esqueceu de pagar o IPVA. Sua animação por ter ganhado um carro ‘novo’ foi tão grande que você não prestou atenção em coisas tão simples e óbvias. 

Seu carro foi preso; ninguém tinha dinheiro pra te emprestar para pagar as multas e retira-lo do depósito; Você então resolve pegar o pouco que tinha guardado pra retirar o carro de lá, mas se fizer isso, vai ter que trancar a faculdade por uns meses e seu estágio depende dela. Mesmo assim você escolhe pelo carro, tranca a faculdade e perde seu estágio. Agora não tem como pagar pela habilitação que você ainda não tem, e o carro terá que ser vendido, ou ficar lá guardado até que você consiga outro emprego, afinal, você não vai cometer o mesmo erro de sair por aí dirigindo sem habilitação e com a documentação do carro atrasada. E o sonho de comprar aquele carro dos seus sonhos, ficou ainda mais distante. E por quê? Porque você escolheu não fazer a vontade de Deus.

Entende onde eu quero chegar? Deus não te castiga, não aplica punições a você por não cumprir Suas ordens. Ele apenas deixa você agir por conta própria e retira Suas mãos guiadoras da tua vida. Optar por fazer a vontade de Deus requer força de vontade, confiança, fé, paciência, fidelidade e a certeza de que o preço que está sendo pago vale a pena, pois no fim da estrada, você receberá o seu prêmio. Basta ser fiel a Deus. Ele nunca disse que a caminhada seria fácil, mas a todo tempo nos garante a vitória. O tempo é dEle, e a vitória já é nossa.

O que eu quis dizer com esse exemplo, é que Deus tem sonhos pra realizar em nossas vidas; os sonhos dEle são os melhores, os mais bonitos, os de melhor qualidade; mas para que possamos receber nossa vitória, precisamos estar preparados, e não nos contentarmos com qualquer coisa inferior ao que Deus nos prometeu, apenas porque nos parece ser fácil, e até mesmo ‘bonzinho’. Deus não quer algo bonzinho pra nossas vidas; Ele tem para nós o que há de mais excelente, o mais valioso e perfeito, porque Ele quer que vivamos todas as Suas promessas, que sejamos presenteados com todas as Suas bênçãos. 

Você realmente acha que Deus vai lhe dar algo extremamente precioso, preparado e cuidado por Ele, sem que antes você esteja habilitado para receber, administrar e cuidar desse bem? Com certeza não! Ele quer lhe entregar o que será eterno para você. Aquilo que além de ser bênção e alegria pra sua vida, vai fazer com que você seja boca de Deus aqui na terra, levando Sua palavra, falando do Seu amor, Sua graça e Sua misericórdia. Deus quer te levar ao deserto, te provar, te moldar, te preparar e assim te abençoar, para que seu testemunho leve esperança a todo aquela que venha a viver as mesmas lutas que você. 

Se você sonha em ter uma profissão, um ministério, um casamento abençoados, se disponha a fazer a vontade de Deus; se consagre, busque a intimidade, a comunhão, o relacionamento com Deus; aprenda a ouvir Sua voz, e deixe Deus moldar sua mente e seu coração para que você possa escolher a vontade de Deus em todas as áreas de sua vida. Tenho certeza que Deus não só irá te entregar a vitória, como também fará de você um profeta do Senhor nessa terra. Que Deus nos abençoe!!!

Por Camila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...