Esta é uma postagem coletiva, ajude-nos na resposta para um Ateu [anônimo].

Ateu perguntando...

Esta é uma postagem coletiva, ajude-nos na resposta para um Ateu [anônimo]. A melhor e mais sensata resposta com base bíblica, será publicada em nosso site/Blog abaixo do post destes questionamentos e será enviada ao [anônimo Ateu].


O assunto é sério e requer entendimento bíblico para tais questionamentos.

Dizem que em mim habita uma alma que jamais morrerá, [Alma, grego psyche], o tão conhecido homem interior (Mt 10.28; At 2.27; 1 Rs 17.21).

Sendo dessa forma, pergunto eu: Onde estava eu [Alma / Psiquê / Espírito] antes de meu nascimento corpóreo? Como então explicar que, quando eu morrer [Fisicamente], continuarei existindo espiritualmente, já que a vossa Bíblia diz que quem morre será entregue ao esquecimento, e que pó volta ao pó? Gênesis 2:7,22, Eclesiastes 12.7, Salmos 6.5

Quando foi que eu [homem interior / Alma / Psiquê / Espírito] fui gerado ou nasci? Teria sido em minha concepção, que também fui gerado espiritualmente?

Qual minha missão aqui na terra? Quem sou eu? De onde eu vim? Para onde irei? O que fazemos aqui?

Se eu já existia, e minha alma [espírito] veio de Deus, o que é que eu vim fazer aqui na terra e ainda tendo que correr o risco de se perder, ou seja, ser condenado à eternidade do sofrimento, se eu nem pedi pra nascer? [morte eterna, separação definitiva de Deus]. Eu não pedi pra nascer, como entender esse tal de livre arbítrio que tanto se fala?

Eu vim sei lá de onde, nasci corporalmente, pequei segundo a Lei de Deus, dizem que somos todos pecadores, e se eu não aceitar essa “verdade” serei condenado por isso. 

Como entender um Deus que me ama incondicionalmente e vai me lançar no tormento eterno, por pensar diferente? 

Como entender um Deus de amor punir alguém que nunca ouviu “essa verdade”, que morreu na ignorância e está condenado ao castigo eterno?

Se Deus é onisciente, onde Ele estava quando Lúcifer tentou assumir seu lugar? Se Deus é suficiente poderoso, porque não destruiu Lúcifer e seus demônios de uma só vez? 

Se Lúcifer era o guardador do Jardim do Edem, pra que teria que ter guardador antes de sua rebelião e queda? Tinha na época ladrões? Se Lúcifer era um querubim de Luz, perfeito em tudo, como se achou iniqüidade nele?

Se no céu não entra iniqüidade como Lúcifer foi contaminado com essa iniqüidade?

Alguém responda meus questionamentos, por favor.

Por Ateu Anônimo.


Veja a Resposta do Cristão ao Ateu anônimo

Por Bruno Ferreira 15:55+1


Olá amigo.
Eu me proponho a tentar esclarecer melhor tais questões com base na bíblia.
Vou tentar me ater às perguntas e dar meu parecer o mais "científico" possível.
Antes de começar, lhe peço perdão caso eu não consiga sanar as suas dúvidas. 
Vou apenas compartilhar a minha compreensão sobre as questões citadas.

*Dizem que em mim habita uma alma que jamais morrerá, [Alma, grego psyche], 
o tão conhecido homem interior (Mt 10.28; At 2.27; 1 Rs 17.21).*

Existe uma grande confusão entre a alma, corpo e espírito.
Muitos dizem que é alma é a mesma coisa que o espírito e que
ambos estão presentes no corpo, sendo estes (alma ou espírito) aqueles
quem vitalizam o corpo.

Vamos ver o que a bíblia diz sobre o assunto, a começar pelos textos citados.

*Mt 10.28 "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; 
temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."*

De acordo com a passagem, podemos inferir 2 coisas.
1 - O homem (os que matam o corpo) não é capaz de matar a alma
2 - Devemos temer aquele quem tem autoridade para matar a alma (Deus)

Logo: A alma é mortal. Ela pode ser morta por Deus, mas não pode ser aniquilada pelo homem.

At 2.27 "Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;"

Se levarmos em conta o contexto das palavras proferidas, veremos que estas foram ditas na ocasião 
da festa de Pentecostes de 33 E.C, em Jerusalém. Os apóstolos tinham acabado de receber o Espírito Santo prometido
por Jesus e pregaram o evangelho em várias línguas diferentes, de modo que todos os presentes entendiam.
Muitos, porém, acharam que os apóstolos estavam embreagados, logo Pedro começou a falar que não se tratava disso, começando 
assim a falar as boas novas e sobre Jesus Cristo.
Então, quando ele cita as palavras de Atos 2.27, ele está falando de Jesus Cristo através do que Davi escreveu,
dizendo que Deus não deixaria a alma de Jesus no INFERNUS [latim] ou HADES [grego] ou SEOL [hebraico]. INFERNUS, HADES ou SEOL
significam nada mais nada menos do que SEPULTURA. 
No contexto em questão, não parece que Davi está se referindo a algum lugar sobrenatural, como o famoso inferno astral
como conhecemos... 

Concluímos do texto:
1 - Se de fato "inferno" na passagem se refere a uma sepultura, logo, alma se refere ao CORPO de Jesus.
2 - Caso o inferno mencionado seja aquele inferno astral que vemos nos desenhos, isso significa que alma refere-se
ao Espírito de Jesus.

De fato, não creio que o inferno em questão seja o sobrenatural, e sim a sepultura literal.

*1 Reis 17:21 "Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, 
rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.*

Alma aqui parece referir-se ao espírito do menino.

O que mais podemos saber sobre "ALMA" a luz das Escrituras?

Gênesis 2:7 "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."

Nessa passagem temos algo revelador:
1 - Deus formou o CORPO do homem do pó da terra.
2 - Ele soprou nele o FÔLEGO DE VIDA (espírito).
3 - O homem tornou-se então uma ALMA vivente.

Logo, no meu entendimento: CORPO + ESPÍRITO = ALMA assim como
VENTILADOR + ENERGIA ELÉTRICA = VENTILADOR QUE FUNCIONA.

Embora eu pense assim, respeito os que não pensam como eu.
O que eu vejo é que quando é mencionado ALMA nas Escrituras, a menção
sempre se refere a seres que são dotados de vida, podendo referir-se ao espírito (mortal) ou 
ao ser em sí. Por exemplo:

*1 Pedro 3:20 "Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, 
enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;"*

*Ezequiel 18:4 "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, 
assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá."*

Com base no texto acima, me proponho a responder as suas perguntas:

Sendo dessa forma, pergunto eu: Onde estava eu [Alma / Psiquê / Espírito] antes de meu nascimento corpóreo?
Você não estava fisicamente em canto algum. Você era uma ideia na mente de Deus (potência) e
quando você foi gerado, ganhou o fôlego de vida (seu espírito) e seu corpo. 
A partir de então você se tornou uma alma vivente (passou de uma potência para um ato)

*Como então explicar que, quando eu morrer [Fisicamente], continuarei existindo espiritualmente, já que a 
vossa Bíblia diz que quem morre será entregue ao esquecimento, e que pó volta ao pó?*

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu
Eclesiastes 12:7"

Bem, quando você morre, o seu corpo perece (retorna ao pó), seu espirito volta a Deus e você deixa de ser 
uma alma.
Sob a ótica de Deus, o que define se você está vivo ou não, não é a sua condição de existência no corpo, e sim
no espírito. 
É por isso que em Mateus 22, Jesus disse que Deus, sendo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, é o Deus de vivos e não de mortos.
Embora estes patriacas tenham morrido no corpo, estão vivos para Deus, pois Deus pode reverter
o efeito da morte e dar um novo corpo para eles.
Os mortos porém não estão em canto algum. Não tem o espírito deles vagando por aí... Eles estão 
aguardando a ressurreição, conforme prometido por Jesus e por Deus.

*Quando foi que eu [homem interior / Alma / Psiquê / Espírito] fui gerado ou nasci? 
Teria sido em minha concepção, que também fui gerado espiritualmente?*

A sua alma foi gerado no momento em que você recebeu o fôlego da vida.
Os cientistas definem que esse momento é quando se desenvolve o embrião, eu porém discordo. O seu espírito sempre existiu porque ele é eterno, porém você como ser consciente ainda não existia. Seu espírito provém de Deus e é dele.

Qual minha missão aqui na terra? Quem sou eu? De onde eu vim? Para onde irei? O que fazemos aqui?"
Essa são umas das perguntas mais importantes que existem e que muitas pessoas desistiram de achar a sua resposta.
Vemos que as crianças perguntam muitas vezes sobre isso, porém quando crescem, ou acham a resposta ou desistem dela.

Por causa da desobediência de nossos primeiro pais, criou-se na eternidade um lapso de tempo no qual
a vontade de Deus foi violada. O nome disso é "hiato lapsariano".
Consequências terríveis foram geradas em virtude disso, a começar pela morte.
A partir da entrada da morte na história, passamos a ser seres condicionados ao tempo.
O que eu quero dizer é que este fato permitido por Deus (por razões morais e que de fato são amplamente explicadas a nós 
pelas Escrituras), nos tornamos mortais.
Deus interveio na questão desde o ínicio, pois sabia que - de acordo com sua justiça - o pecado só poderia ser redimido
através de uma vida perfeita, visto que Adão - um homem perfeito - desobedeceu a Deus, era necessário que o erro
fosse expiado por um homem perfeito. Deus ofereceu seu Filho Jesus Cristo
para morrer pelos nossos pecados e poder dar-nos a vida Eterna, assim como dera a Adão.
A vida eterna que Deus nos dá significa que somos candidatos a viver eternamente mediante obediência a Ele!
Imortalidade é outra coisa. É não poder morrer... Logo, Deus é imortal.

Jesus veio à terra para nos ensinar o que Deus quer de nós em vida. 
Basta crermos em sua palavra e as praticá-las para podermos ser salvos.

Sua missão é essa... Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo...
Você é uma alma vivente, dotada de corpo e espírito. Você é a imagem e semelhança do Criador. 
Você veio de Deus...
Para onde você vai? Só Deus sabe... Mas existem dois caminhos... a Vida e a Morte... Você pode escolher.

*Se eu já existia, e minha alma [espírito] veio de Deus, o que é que eu vim fazer aqui na terra 
e ainda tendo que correr o risco de se perder, 
ou seja, ser condenado à eternidade do sofrimento, se eu nem pedi pra nascer? 
[morte eterna, separação definitiva de Deus]. 
Eu não pedi pra nascer, como entender esse tal de livre arbítrio que tanto se fala?

Você não existia. Você foi criado por Deus para ser Homem na terra e viver na Terra.
Ninguém pediu para nascer, nem mesmo os anjos.
Nascemos porque Deus queria que sentíssemos como é estar vivo e usufruir da vida plenamente.
Os sofrimentos que vivenciamos nesses tempos não é de responsabilidade de Deus. Pelo contrário, é de
responsabilidade do homem.
Deus nos permite (até mesmo as pessoas boas) passarem por sofrimentos nessa vida pq Ele bem sabe
o que nos aguarda. 
Ele poderia simplesmente desfazer todo o mal em um piscar de olhos, se Ele não o faz, tem bons motivos para isso.
Estudando a bíblia, descobrimos o por quê dessa permissão temporária. Ela tem a ver com o plano de redenção
da humanidade. Uma questão moral foi levantada contra a autoridade de Deus de governar Suas criaturas.
Deus deixou que seu acusador provasse caso tivesse razão. Vivemos nesse tempo em que 
Deus permite que o seu adversário prove que os humanos são melhores governados por ele e pelos próprios humanos do que
por Deus. 
Como vemos na história humana, já está mais do que provado que Deus tinha razão. 
O tempo do adversário está se esgotando rapidamente e quando acabar, não haverá mais sofrimento. 
Os que seguiram o adversário e apoiaram o governo dele serão aniquilados, os que apoiaram o governo de Deus e creram
que Jesus veio em nome Dele para redimir o mundo, terão vida eterna.

O livre arbítrio é a sua capacidade de escolha. Você pode obedecer ou desobedecer.
Deus já sabe de antemão o que você vai fazer, isto não significa que é Deus que determina o que você irá fazer.
Deus simplesmente te aconselha e deixa o resto por sua conta.

Muitos dizem que Deus determina tudo de antemão, o que inclui violar o livre arbítrio de suas criaturas.
Bem, isso não procede de acordo com as Escrituras. 
Vemos em Gênesis que Deus aconselhou Caim a não fazer o que pretendia fazer com Abel.
Cain escolheu não acatar o conselho. Esse é um das muitas passagens que nos revela o nosso poder de escolha.

Na teologia existe uma máxima que prega que "a presciência de Deus não é causativa".
O que significa que o fato de Deus saber de antemão, não significa que foi Ele que causou.
Assim como se você já viu um filme e resolve assisti-lo com sua namorada, você pode falar para ela o fim do filme, não pode?
Isso não significa que você escreveu o roteiro do filme...

*Como entender um Deus que me ama incondicionalmente e vai me lançar no tormento eterno, por pensar diferente? *
É dificil entender isso né? Sabe porque? porque muitos dos que se dizem líderes da Lei pregam isso.. 
Quem pensa diferente, para eles é do diabo. Tem mania de botar no inferno todo mundo que pensa diferente.
Não raro, pessoas são internadas por causa disso e de outras doutrinas humanas.

Na verdade o amor incondicional de Deus significa que não precisamos ter nenhum
pré-requisito para adentrar no seu amor. Deus não faz assepção de pessoas.
Não tem raça nem classe social. 
Deus nos ama assim como amou a Adão e assim como amou a Satanás.
Porém o livre arbítrio destes foi utilizado de forma a violar a vontade de Deus e por isso
estes sofrerão uma punição mediante a um julgamento (julgamento o qual todos nós passaremos).
As Escrituras revelam que Satanás será DESTRUÍDO (não que ele vai ficar sofrendo eternamente).
Sobre Adão, não sabemos...
Deus te ama e quer te amar. Mas ele nos deu um grande privilégio, privilégio este que é a capacidade
de influenciar como o Criador de todo universo se sente.
Imagine: algo tão ínfimo como um grão de poeira ser capaz de retirar de Deus (que é eterno) uma
gota de um sentimento bom ou ruim. É um grande privilégio e responsabilidade.

Como entender um Deus de amor punir alguém que nunca ouviu “essa verdade”, que morreu na ignorância e está condenado ao castigo eterno?
Isso é mentira. Quem fala isso pra você não estuda as Escrituras... 
E se estudam as Escrituras e falam isso, ái deles...
O apóstolo Paulo fala que pessoas que não tem Lei, são uma Lei para elas mesmas. Isso significa que quem não
escutou sobre Jesus mas viveu como ele viveu (honrando a Deus e amando o seu próximo), este é um genuíno cristão.

Se Deus é onisciente, onde Ele estava quando Lúcifer tentou assumir seu lugar? Se Deus é suficiente poderoso, porque não destruiu Lúcifer e seus demônios de uma só vez?
Se você leu até aqui, eu proponho para você uma explicão sobre este tema.
É uma questão muito recorrente e pouco respondida. 
Sem dúvida é uma questão muito relevante e tem sim resposta.
Quero explicar para você, mas o texto ficou grande.
Se você leu até aqui e se interessa em saber minha opinião sobre o assunto, por favorde um jeito de falar comigo que eu respondo pra você.
sql2@hotmail.com(facebook)
infecte.data@gmail.com(google plus).

Deus abençoe você e que Ele lhe abra os olhos para que possa ter o privilégio de enxergar além daquilo que seus olhos podem ver.
Paz de Cristo.

Por Bruno Ferreira

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...