Existe a tradição de dois "santo" sepulcro de Jesus em Jerusalém, um católico e outro evangélico, qual é o verdadeiro? Parte 2

SEPULCRO EVANGÉLICO.

..........O sepulcro evangélico conhecido como JARDIM DA TUMBA ou TUMBA DE GORDON é visitado apenas pela comunidade evangélica mundial e por curiosos que querem ver o contraditório.

Um Major Britânico chamado CHARLES GORDON no ano de 1883 em seu dia de folga andando pelos arredores da cidade velha deparou-se com uma pequena elevação rochosa que lembrava uma caveira, ele então achou se tratar do lugar da crucificação de Jesus pela aparência do local. Próximo deste local não mais que 50 metros achou também um túmulo vazio ao lado de uma cisterna de água e prensa para fazer azeite, bem como deposito que acreditam ser para armazenagem de azeite e odres de vinho.

O lugar realmente fora um túmulo na antiguidade desde o século VII antes de Cristo segundo o renomado arqueólogo Israelense Shimon Gibson em sua obra "Os ultimo dias de Jesus". Portanto na época de Jesus este local já existia e estava sendo utilizado a séculos, a própria configuração da tumba não é do período de Jesus dizem os especialistas, é muito anterior. Mas o militar Gordom, pensou se tratar do gólgota (caveira) local da crucificação de Jesus e o túmulo próximo seria o de Jesus, mesmo em detrimento a total falta de qualquer embasamento arqueológica ou históricas!

Gordon era evangélico Batista, e não demorou para o militar escrever carta a Inglaterra avisando a comunidade Batista inglesa da "descoberta do sepulcro de Jesus" e o local da crucificarão de uma tacada só!!. Logo os batista ingleses chegaram a Jerusalém para "estudar" o local e em seguida declararam como sendo o santo sepulcro de Jesus e o local da crucificação.

Este local nos dias de hoje é unido por um jardim ligando a pequena elevação rochosa que realmente tem a aparência de um crânio humano a um sepulcro vazio. É administrado e bem cuidado pela comunidade evangélica Batista da Inglaterra porque Charles Gordon "o descobridor" era da igreja Batista. 

Desde então somente as comunidades Evangélicos reconhecem como sendo o sepulcro de Jesus. Tem acesso a ele saindo pelo portão de Damasco caminhando cerca e 300 metros em linha reta no setor árabe da cidade. É fácil se enganar ao afirmar que o local esta fora das muralhas, porque realmente tem-se a sensação de estar "saindo" da cidade velha ao passar pela enorme muralha atual no portão de Damasco. 

Mas lembre-se que esta muralha não é da época de Cristo, e sim do ano de 1540DC do Sultão Suleymão o magnifico que a construiu no mesmo traçado e direção (neste ponto) de uma muralha mais antiga ainda datada da época do imperador Adriano de 133DC quando ele reconstruiu Jerusalém com o nome de AEILA CAPITOLINA. 

Ainda hoje é visível o portão de Adriano saindo pelo portão de Damasco olhando para baixo a direita uma escavação no alicerce da atual muralha. Anterior a muralha de Adriano 133DC, o traçado da muralha neste ponto era outro, que em curva avançava por cerca de 300 metros em direção ao local onde hoje esta o sepulcro de Gordon, o Jardim da Tumba Evangélico, portanto se constata que não ficava fora dos muros na época de Jesus.


Continua............


Por Carlos Caprice
Caprice Tour Operadora Turismo.

5 comentários:

  1. O verdadeiro é o Santo Sepulcro católico...não há nenhuma evidencia arqueológica sobre o jardim da tumba...é anterior a época de Jesus em pelo menos 200 anos...e Jesus foi colocado em um túmulo novo..só isso já seria o suficiente para determinar que o verdadeiro é o Santo Sepulcro. Fora outras evidencias como a invasão de Roma em Jerusalém e sendo erguido ali no local do Santo Sepulcro pelo imperador um templo para a sua deusa pagã para que fosse apagado qualquer vestígio da adoração pelos cristãos pelo local...isso acabou por ajudar a se descobrir o local exato do sepultamento de Jesus preservando o local.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, o verdadeiro é o Santo Sepulcro católico. Durante sua peregrinação a Terra Santa, Helena mãe de Constantino, não deixaria passar isso despercebido caso houvesse evidências de que o jardim da tumba pudesse ter sido o santo sepulcro. E o fato principal já citado é o fato de que foi erguido no local um templo para deuses pagãos. Só isso já seria o suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Só sei que visitei os 2. Não me importa qual é o verdadeiro se o católico ou o evangélico. Sou católica mas fui com um grupo pentecostal.

    ResponderExcluir
  4. O mais importante é termos jesus nos nossos corações de resto pouco importa,não devemos + olhar para baixo mas sim para cima porque ele vive no ceu e ade de manifestar-se nas nuvems.

    ResponderExcluir
  5. E so lerem as escrituras,elas contam que um homem chamado jose de arimateia deu a Ele seu sepulcro no jardim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...