País europeu quer mudar hino por fazer referências a Deus

Concurso premiará letra que reflita valores seculares.
A Suíça foi um berço importante da Reforma Protestante, onde muito sangue foi derramado para que pudesse se anunciar o evangelho na Idade média. 

Agora, o governo anunciou um concurso nacional para que se escolha um novo hino nacional. O motivo da troca, segundo os funcionários do governo é que a melodia é muito antiga e a letra faz muitas referências a Deus. Não por acaso é conhecido como “Salmo suíço”.

Composto em 1841, é uma adaptação de um hino popular na época, “Eu Vos quero amar, Senhor” e tem quatro versões, alemão, francês, italiano e romanche, as línguas faladas no país.

Lukas Niederberger, que faz parte da Sociedade Suíça de Serviços Públicos, a organização responsável por encontrar o novo hino, não esconde a motivação da busca de um novo hino.

“Oficialmente, o hino é um salmo, uma oração, mas é claro que tem que ser aberto à sociedade religiosamente neutra. Temos ateus, nem todos adoram a Deus [no país], então essa música tornou-se uma dificuldade”, explicou à BBC News.

Nieberberger acrescenta que o objetivo da competição, que será realizada entre janeiro e junho de 2014, é encontrar uma letra que reflita os valores que estão na Constituição suíça, incluindo a democracia e solidariedade. O vencedor irá ganhar 10.000 euros.

O vencedor será escolhido por um júri de 25 membros que vêm de diferentes esferas da vida nacional, esportes, música, literatura, entre outros.

Segundo o último censo, 38,6% da população da Suíça é católica, 28% fazem parte da Igreja Reformada da Suíça (evangélica), os “sem religião” totalizam 20% da população. Em 2000, apenas 16% da população disseram que a religião era “muito importante” para as suas vidas. 

Com informações Secularism.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...