O Triunfo!

"Está consumado!" 
(João 19:30)
A cruz não é um símbolo de fracasso, mas de vitória. Foi na cruz que Cristo triunfou sobre os principados e potestades do mal; conquistando para nós a eterna redenção. 
 
Jesus não foi para cruz como um prisioneiro impotente, mas o foi por livre vontade como um rei que caminha para a sua coroação. Portanto a cruz não deve ser retratada como um símbolo de fracasso, com um Cristo nela pregado, agonizante, com um olhar de derrota e semblante de dor. Não devemos olhar sob esse prisma, e muito menos adorar a cruz neste contexto. 
 
A cruz não deve ser um símbolo de adoração, mas foi apenas o caminho da nossa redenção. Não adore e não faça sinal à cruz. Ela foi a arma da vitória, mas não é ela que merece o nosso respeito. Adore unicamente o Cristo que nela foi oferecido por você!
 
Mas porque houve esse sacrifício na cruz?
A penúltima palavra proferida por Jesus na cruz foi um brado de triunfo. Na língua grega, a expressão " Está consumado" contém apenas um termo: "Tetélestai". Esta palavra tem três significados: Primeiro, era usada na conclusão de uma tarefa. 
 
Quando um filho terminava um trabalho, dizia ao pai: "Tetélestai", ou seja, está concluído o trabalho a mim confiado. Segundo, era usada na quitação de uma dívida. Quando alguém quitava uma dívida colocava-se a inscrição "Tetélestai" no documento de quitação, ou seja, a dívida foi paga. Terceiro, era usada para a posse definitiva de uma terra, numa escritura. 
 
Quando alguém comprava um bem, um imóvel, e o quitava, recebia uma escritura com a inscrição "Tetélestai", ou seja, o direito de posse definitiva lhe pertencia. Quando Jesus exclamou "Tetélestai !" - "Está consumado!" - Ele concluiu o trabalho que o Pai lhe havia confiado, ensinando-nos um modelo de vida e mostrando-nos o poder e sabedoria de Deus; além disso, havia quitado a dívida de toda a humanidade com Deus, reaproximando a humanidade do seu Criador ( permitindo entrar no tempo da dispensação da graça) e concedendo-nos a vida eterna, e além disso, comprou neste ato, com o seu próprio sangue e para si mesmo, homens de todas os povos, tribos, línguas, nações e épocas.
 
Agora temos perdão e salvação, e nos é possível tomar posse de uma vida eterna. Mas para isso é preciso crer e reconhecer o sacrifício de sangue oferecido pelo próprio Deus por nós.
 
Esse sacrifício foi plenamente suficiente para oferecer redenção a toda a humanidade, mas apenas uma pequena dela parte o aceita.
Muitos até dizem confessar, entender e aceitar tamanho sacrifício, mas os seus corações e ações o rejeitam.

"E, então, lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:23 ARC)

Com a boca se confessa, mas é em vão se com a vida não se reconhece!

"Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram..." (Mateus 15:8, 9 ARC)

Saia de dogmas e tradições religiosas, ofereça a sua vida diária e morra para o mundo, pois você não pertence a ele!

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:14,15, 17, 18 ARC)

"Se alguém quer ser meu seguidor, renuncie a sua própria vida, esteja pronto para morrer e me acompanhe. Pois quem quiser ganhar a sua própria vida nunca terá a vida eterna; mas quem perder a sua vida por minha causa terá a vida verdadeira. 
 
O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma ? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida." (Mateus 16:24-26 NTLH)

Por Idalecio Fernandes

Um comentário:

  1. Olá... graça e paz!
    Sem tempo, rapidamente passei para escrever que copiei, lerei mais tarde COM ATENÇÃO e então reproduzirei este texto em nosso BlogFpM.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...