Entendes Tu o que Lês?

Graça e Paz.“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: ENTENDES TU O QUE LÊS? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar?” At 8:29-31.

Encontramos nesta narrativa, logo no início da igreja como age o Espírito para revelar as Escrituras.

Na Nova Aliança sómente o Espírito Santo revela as Escrituras, como está escrito:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”
Jo 14:26.
A interpretação dos textos bíblicos, chamada de exegese, não é de particular entendimento humano. Sabemos que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos bem como os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Como acima referi, a interpretação das Sagradas Escrituras, é obra do Paráclito.

Naquele dia em que Filipe, se encontrou com o etíope e lhe revelou a Palavra, foi com o objetivo de o conduzir à salvação. Deus não dá entendimento das Escrituras à curiosidade do homem, nem tão pouco a um título academico. Por esta razão é que nem todos entendem o que os textos bíblicos revelam.

No dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo se repartiu em forma de línguas de fogo sobre os discípulos e estes cheios do Espírito começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia, testificaram perante homens oriundos de várias partes da terra e na sua própria língua coisas concernentes a Deus,
At 2:1-8.

Também nos dias de hoje, qualquer um pode, manifestar os dons do Espírito.

A leitura das Escrituras e a interpretação das mesmas depende exclusivamente da vontade de Deus. Nem todos podem compreender, como está escrito:

“Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam e eu os cure”
At 28:26 e 27.

Na minha vida de pregador, algumas vezes fui impedido de fazer certas revelações das Escrituras, em virtude de o Espírito Santo não mo permitir. Ninguém pode saciar a fome e a sede a quem não manifestar necessidade,
Mt 5:6.

Conhecer os mistérios de Deus depende da consagração de cada um.

Alegre é a pessoa que medita na Palavra de Deus ,
Sl 1:1. Sabemos que todo aquele que teme a Deus e tem intimidade com Ele, a esse Deus se revela.

Fraternalmente, casal com uma missão,

Amilcar e Isabel Rodrigues
Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...