Os Dois conselhos.

Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.1Reis 12:8

Após a morte do Rei Salomão em 930 a.C., o reino foi dividido. As tribos do norte rebelaram-se contra a casa de Davi e estabeleceram um nova nação que continuou a ser chamado de Israel. O reino do sul continuou a reconhecer a autoridade da casa de Davi; foi chamado de Judá.

Tudo aconteceu durante o reinado de Roboão, o filho de Salomão. A divisão da nação em duas nações menores deixou ambas mais fracas. Muitas vezes referimo-nos a decisão ruim de Roboão – seguir o conselho de seus amigos jovens, ao invés de ouvir os conselheiros mais sábios do seu pai – como o motivo da divisão da nação. E é verdade que Roboão é responsável pela sua decisão e pelas suas conseqüências.

Interessante como às vezes os jovens têm dificuldade de ouvir os mais velhos. Normalmente eles desprezam os conselhos dos mais experientes, principalmente de seus pais, ou avós achando que eles estão ultrapassados.
 
O pior é que alguns jovens cristãos, são levados por ventos de conselhos de jovens ímpios, acham que por terem a mesma idade ou por ter sido amigo de infância compreendem seus questionamentos. Imagina o que estes jovens ímpios têm de bom e agradável para aconselhá-los? Esta história e suas conseqüências lemos no livro: I Reis 12.

Claro e evidente o problema não está apenas em conselho de jovens, pois sabemos que existem jovens tementes a Deus e que são boca de Deus na terra. Mas o grande problema está em conselhos de jovens inexperientes e ímpios.

Dois reinos independentes foram formados em Israel. Jeroboão era rei sobre (10 tribos) no norte (1 Reis 12:20) e Roboão era o rei sobre Judá e Benjamim no sul (1 Reis 12:21).

O Reinado paralelo de Jeroboão foi um reinado marcado de intolerância, autos impostos, ditadura e dura cerviz, o povo gemia. A Bíblia relata em outro texto: “que quando o justo governa o povo folga, se alegra, mas quando o ímpio governa o povo geme”.

Agora Roboão proclamado Rei sobre as tribos de Judá e Benjamim do Sul, faz pior do que seu pai tudo isso pelos conselhos de ímpios. O jovem Roboão inexperiente, com o poder na cabeça, precisava de conselheiros para administrar o povo.
 
O que fazer? Teria que ser aconselhado por alguém, quem poderia ajudá-lo?. Roboão tem diante dele duas oportunidades, dois conselhos, qual seria o melhor conselho? O conselho dos anciãos, experientes, tementes, ou o conselho de seus amiguinhos jovens, vaidosos e nada temente a Deus?. ” 1 Reis 12:8.

Gostaria de contextualizar esta história de Roboão, pois vemos algo parecido nos dias de hoje, quase sempre vemos o mesmo filme. Ah se os jovens de hoje ouvissem mais os experientes, ah se os jovens tomassem conselhos com seus pais, se os ouvissem poderiam evitar muitos problemas, quem sabe até muitas tragédias. Mas infelizmente quase sempre, eles rejeitam os conselhos dos mais velhos e não ouve seus pais, muito menos a palavra de Deus.

Queridos jovens cristãos, não andem nos conselhos dos ímpios, não entre em suas veredas. Veja o que o salmista Davi diz sobre conselhos de ímpios e seus caminhos: BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1:1

Com certeza Roboão teve a oportunidade de fazer a coisa correta e agir conforme o conselho dos anciãos, pessoas tementes a Deus. Mas Roboão optou pelos conselhos de jovens ímpios. E o que vimos foi à revolta geral das tribos de Israel, até com certa permissão de Deus, pois via em seu coração a maldade.

Jovens! Nem sempre aquele que se diz seu amigo, amigo de infância poderá decidir algo importante em vossas vidas. Ouçam seus pais, os obedeçam, ouçam seus conselhos. Se tem alguém que já viveu, e tem o segredo de como vencer etapas da vida, são seus pais, são os mais velhos.
 
Ouçam-os sejam obedientes e tementes a Deus. A princípio, seus pais e anciãos, podem até estar errados segundo sua visão, mas é melhor obedecê-los do que pagar um preço altíssimo pela desobediência.

Eu creio que seja melhor obedecer do que sacrificar, isso é bíblico.

Como purificará o jovem o seu caminho? Salmos 119:09

Josiel Dias
Pb.IEC Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...