O Crente e a Política

Segundo o dicionário, política significa:
"Ciência do governo dos povos, direção de um Estado e determinação das formas de sua organização, conjunto dos negócios de Estado, maneira de os conduzir."

O crente deve participar de política? Há muitos que acreditam que não. Mas, se formos parar para pensar um pouco, os crentes deveriam ser os mais interessados nos assuntos políticos do seu país, estado e cidade.

A Bíblia diz que Deus é político Ele domina sobre as nações:

"Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações." (Salmos 22.28)

Deus tem um Estado onde Ele governa, e é chamado de Reino dos Céus, ou Reino de Deus:

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4.17)
O Reino de Deus é político

1) Tem um Rei: Jesus Cristo"No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores." (Apocalipse 19.16)

2) Tem um Exército:
"Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." (Apocalipse 19.14)

3) Tem sua capital: A Nova Jerusalém
"E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo." (Apocalipse 21.1-2)

4) Tem os cidadãos:"E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles." (Apocalipse 21.3)

O crente que acha que não precisa se envolver com política está enganado. Deus é um Deus que se envolve com política, e Ele sabe que uma pessoa errada governando uma nação trás desolação, e um justo governando trás bênçãos.

"Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme." (Provérbios 29.2)

Esse provérbio é até famoso, mas muitos crentes não prestam atenção nele. É um provérbio político, e é verdadeiro.

Veja o rei Davi, em suas últimas palavras como rei de Israel, falando aquilo que o Senhor havia lhe dito:

2 Samuel 23.1-7: Ler texto bíblico
1 "São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz a homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel.
2 O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.
3 Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus,
4 será como a luz da manhã ao sair do sol, da manhã sem nuvens, quando, depois da chuva, pelo resplendor do sol, a erva brota da terra.
5 Pois não é assim a minha casa para com Deus? Porque estabeleceu comigo um pacto eterno, em tudo bem ordenado e seguro; pois não fará ele prosperar toda a minha salvação e todo o meu desejo?
6 Porém os ímpios todos serão como os espinhos, que se lançam fora, porque não se pode tocar neles;
7 mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar."
(2 Samuel 23.1-7)

Lembre-se: Foi o Espírito do Senhor quem falou (v 2) que quando o justo governa no temor de Deus (v 3), sua nação será como a luz da manhã, e como a manhã sem nuvens...(v 4).

O justo pode governar! O justo pode ser político! O político pode ser justo! Basta o temor de Deus. O crente precisa acordar para a política. A Bíblia está cheia de política. O Reino de Deus é político. Não estou me referindo às Igrejas, mas estou me referindo à organização do Reino de Deus em Apocalipse: é totalmente político (claro que, diferente da Terra, o Reino de Deus é perfeito).

Deus se interessa por política. E o crente deveria se interessar também:

"Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos." (Daniel 2.21)

"Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem." (João 19.11)

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus." (Romanos 13.11)

"Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei." (1 Samuel 16.1b)

Viva a Bíblia. Acredite: Deus é político, e se interessa pela sua nação, estado e cidade. Seja interessado também.

Autor: Silas Yudi

Um comentário:

  1. ESTOU 100% DE ACORDO DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM LINDAS MENSSAGENS! A PAZ DE CRISTO

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...