Milhares testemunham o milagre do `Fogo Sagrado` em Jerusalém

Milhares de cristãos de todo o mundo reuniram-se na Igreja de Jerusalém do Santo Sepulcro, sábado para testemunhar uma chama que se acredita surgir milagrosamente do túmulo de Jesus na Páscoa dia antes, de acordo com o calendário juliano mais velho, a cada ano.
A cerimônia especial na Igreja do Santo Sepulcro, construída no local onde Jesus foi crucificado e enterrado, teve a participação de peregrinos cristãos e clérigos vestindo suas roupas em meio a presença da polícia israelense, motim de forças de prevenção e guardas de segurança da fronteira.

"Eu estou aqui porque eu gostaria de ver a Semana Santa a partir da Terra Santa, porque eu acho que é uma experiência única," citou a Associated Press ao Craditotto Nerea, um peregrino espanhol. Igrejas Ortodoxas Orientais vão celebrar a Páscoa e outros, no domingo.

Os cristãos e o clero em pé perto da área do túmulo acenderam velas primeiro e depois passaram as chamas para outros em filas em becos fora da igreja antiga. O Fogo Sagrado é reverenciado pelo poder de muitos como a Ressurreição de Jesus e o fogo da Sarça Ardente do Monte Sinai, como mencionado no Antigo Testamento.

Os cristãos ortodoxos dizem que o Milagre do Fogo Sagrado ocorre todos os anos no dia antes da Páscoa. O milagre tem sido documentado a cada ano para mais de 1.000 anos. Em muitos países cristãos, incluindo a Geórgia, Grécia, Ucrânia, Rússia, Roménia, Bielorrússia, Bulgária, Chipre, Líbano e
Egito, assistem a cerimônia ao vivo na TV a cada ano. Após a cerimônia, o Fogo Sagrado é levado a alguns desses países.

A cerimônia de Fogo Sagrado ao meio-dia tipicamente começa com uma procissão cantando hinos, envolvendo o clero que toma três voltas na igreja. O Patriarca Ortodoxo de Jerusalém ou outro Arcebispo Ortodoxo então oferece uma oração, tira o roupão e entra no sepulcro sozinho. Depois de ser examinado por autoridades israelenses para provar que ele não tem nada para acender o fogo.

Esperando o Fogo Sagrado, a congregação canta o Kyrie Eleison, ou "Senhor, tem piedade." Quando o patriarca sai do túmulo, oferece orações e distribui as chamas para a congregação.

Alguns peregrinos alegaram que as chamas que receberam do Fogo Sagrado não queimam seus cabelos, rostos ou roupas durante os primeiros 33 minutos de sua aparição.

No domingo, o patriarca latino da Igreja Católica Romana em Jerusalém conduzirá a missa de Páscoa no Santo Sepulcro. Protestantes vão assistir a um culto da manhã no Jardim da Tumba fora da Antiga Cidade murada de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...