Obama se reúne com Netanyahu e afirma que EUA "sempre protegerão Israel

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira (5) que seu país “sempre protegerá Israel” em assuntos de segurança. Obama se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, em Washington.

O encontro entre os dois líderes acontece em um momento em que o Estado hebreu considera destruir o programa nuclear iraniano.

O primeiro-ministro israelense afirmou que Israel deve "continuar sendo dono de seu destino". "Minha responsabilidade suprema, como primeiro-ministro israelense, é velar para que Israel continue sendo dono de seu destino", declarou Netanyahu, após agradecer Obama por seu apoio ao direito de Israel de se defender.

Israel afirma que, se as sanções contra o Irã não bastam para frustrar suas ambições nucleares, se reserva o direito de realizar um ataque preventivo contra a república islâmica.

No domingo (4), o presidente americano reafirmou seu apoio a Israel e disse ao Irã que a via diplomática segue aberta sobre a questão nuclear, mas advertiu que não hesitará em utilizar a força para evitar que tenha acesso a armas nucleares.

"Os líderes do Irã devem saber que não tenho uma política de contingência; tenho a política de evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear. (...) Não hesitarei em usar a força se for necessário para defender os Estados Unidos e seus interesses", afirmou Obama em um discurso diante do principal grupo de lobby pró-Israel do país, o Comitê de Assuntos Públicos entre Estados Unidos e Israel (Aipac).

"Fala-se muito de uma guerra" contra Teerã, lamentou Obama. "Nas últimas semanas, estas discussões serviram mais ao regime iraniano, ao provocar o aumento do preço do petróleo, do qual depende para financiar seu programa nuclear", acrescentou.

Obama convocou Teerã a optar pela via diplomática para resolver esta crise, ressaltando que o país está submetido a "uma pressão mais forte do que nunca" devido às sanções econômicas impostas ao país pelos Estados Unidos e seus aliados.

(Com agências internacionais)
Informações Uol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...