"A Maturidade Cristã"

Texto Base: Gênesis 41.9-41
A narrativa de José revela que idade não é sinal de amadurecimento. A maturidade cristã pode ser resumida da seguinte forma: O esforço do crente em reproduzir em sua vida o caráter de Jesus. Na vida de José podemos ver claramente o quanto Deus era real e relevante para ele. Vejamos:
 
1. José creditava tudo na sua vida a Deus. (v.15-16)
Este lhe disse: Tive um sonho, e não há quem o interprete. Ouvi dizer, porém, a teu respeito que, quando ouves um sonho, podes interpretá-lo. Respondeu-lhe José: Não está isso em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó.

Vale a pena ressaltar as palavras do grande escritor C.S. LEWIS. “O ideal do verdadeiro é relacionar a Deus tudo na vida, cada ato simples ou sentimento, cada experiência, agradável ou não”.
 
2. José soube tirar proveito das situações que a vida lhe proporcionava. (Gênesis 39:4;21-22) (Gênesis 41.39-40)
logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali. Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.
 
Observamos nestes versos que José antes de chegar ao posto de governador do Egito, teve a oportunidade administrar e gerenciar na casa de seu senhor como mordomo e também na prisão. Muitas pessoas andam tristes e reclamam da vida, de sua situação, da família e até de Deus e da Igreja. Vemos em José um homem que apesar de ser injustiçado e maltratado soube tirar proveito destas situações. Como diz o filósofo existencialista Jean-Paul Charles Aymard Sartre “Não importa o que a vida fez de você, importa o que você fez com que a vida fez de você”.
 
3. José foi um homem cheio do Espírito de Deus. (Gênesis 41.38)
Disse faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em que há o Espírito de Deus?
Um homem cheio do Espírito Santo possui uma vida efetiva de oração, tem intimidade com o Deus da glória, obedece a Deus, confia plenamente na Pessoa de Deus, e é dirigido pelo Espírito.
 
Conclusão
O crente maduro
* Dá a glória devida a Deus
* Sabe tirar proveito das situações que a vida lhe apresenta
* É cheio do Espírito Santo.
 
Por Jose Manuel Monteiro Junior
Fonte: Sermão Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...