Pedro o agente secreto que não deu certo.

Texto base [João 18:16-27].

Não te vi no horto com Ele?
Uma comitiva de soldados chega ao horto no jardim de Getsemani, onde estava reunido Jesus e alguns de seus discípulos. Pedro tenta em vão impedir que maltratem Jesus. Puxa de sua bainha a espada e arranca um pedaço da orelha do soldado Malco. Mateus 26:51, João 18:10.

O pior estava por vir, Pedro mesmo sendo avisado de tal calvário não compreendia o que estava acontecendo. Vê perplexo o seu Mestre sendo preso, Jesus primeiro leva um beijo e depois tem suas mãos atadas. Jesus é escarnecido. Jesus é esbofeteado. Cuspem em seu rosto e maltratam-no. Estava sendo tratado como qualquer mal feitor. Após arrastarem o mestre para levá-lo as autoridades, que mais tarde ditaria a sua sentença “Morte de Cruz”, Pedro segue em secreto acompanhando à distancia tais acontecimentos. Pedro pensava não ser reconhecido como discípulo de Jesus, apenas pensava! Mateus 26:58.

Mas como se esconder? Como ficar no meio dos algozes e fanáticos judeus sem ser reconhecido? Como sendo luz, manter-se entre as trevas sem ser notado?

Pedro tão valente horas antes, agora encolhe seus ombros e como uma criança acuada com medo diz: Não sou! Não estive! Não conheço! Não sei de nada!

Um papel perfeito de um agente secreto, mas sua estratégia de ficar escondido não deu certo.

Agente Secreto: Aquele que finge não ser, sendo. Aquele que diz não conhecer, conhecendo. Aquele que nega fazer parte de tal grupo, sendo integrante do grupo.

Pedro até tentou negar quem era, tentou em vão encobrir sua identidade, apenas tentou; quem sabe dá certo, deva ter pensado. Mas tudo em vão, pois seu jeito, sua fala, suas vestes, até seu cheiro o denunciava como um cristão. Mateus 26:58.

Dizem os estudiosos que os discípulos eram tão parecidos, que para distinguir o Mestre só seria possível com um determinado sinal. Marcos 14:44.

Foi isto que aconteceu, para os soldados prendê-lo foi preciso um sinal de um traidor, a saber, Judas Iscariotes. Mateus 26:48.

A tua fala te denuncia!
Mateus 26:73
Como Pedro, muitos crentes seguidores de Jesus tentam também fazer, negam conhecê-lo, Negam que nunca estiveram juntos, Negam saberem alguma coisa. Mas este papel secreto de agente cai por terra, pois quem é de Cristo o mundo reconhece, quem é de Cristo anda diferente, Quem é de Cristo fala diferente, Quem é de Cristo pensa e age diferente do mundo. A fala de Pedro segundo Mateus denunciava Pedro como integrante dos discípulos. Ou seja, o bom cheiro de Cristo pairava sobre Pedro, mesmo acuado e com medo sua fisionomia era igual ao Mestre.

Sabemos que muitos literalmente têm vergonha de serem reconhecidos como cristãos diante de seus amigos, familiares, e tantas situações.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16.
 
Outros tentam esconder-se diante do trabalho que seus lideres os delegam. Tem o dom para tal ministério, mas continuam nos bastidores dizendo: Não sei, não conheço isso não é para mim. Misericórdia! O reino de Deus deve ter prioridade sobre qualquer trabalho em nosso dia-dia. Se você tem ficado como Pedro tentando em vão se esconder, revele-se, pois todos sabem tua identidade, todos sabem que você esteve com Ele. Todos sabem que és parecido com ele, pra que se esconder? Não faça como Pedro que se revelou tarde e chorou amargamente, por ter ficando escondido.
 
“E saindo Pedro para fora, chorou amargamente”.
Lucas 22:62


Deus te abençoe ricamente.

Por Josiel Dias
Mensagem Edificante para Alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...