Transformando suas bênçãos em memorial.


TPara que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca do concerto do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão. Assim que estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. Josué 4:6-7.

Nós homens temos a tendência de esquecermos das coisas que nos aconteceu, até algo que foi marcante, às vezes é preciso contato físico ou visual para que venha a memória este acontecimento esquecido por nós. O esquecimento pode ser por distração ou ingratidão, tendo ambos conseqüências, mas a pior delas é a tal da ingratidão.
         O objetivo principal daquelas pedras tiradas do meio do Jordão era como um memorial, para que o povo não esquecesse das maravilhas que Deus operara no meio deles. Em deuteronômio  6:20-21. encontramos novamente esta ordem para que falassem o que Deus fizera no passado; veja: Quando teu filho te perguntar pelo tempo adiante, dizendo: Quais são os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor vosso Deus vos ordenou? Então dirás ao teu filho: Éramos servos de faraó no Egito, porém o Senhor nos tirou com mão forte  do Egito.

O povo tinha que passar aos seus filhos e filhos de seus filhos todas as maravilhas que Deus fizera no passado, mas eles esqueciam o que Deus fizera e pecavam e desobedeciam e se distanciava cada vez mais do senhor. As pedras eram justamente para ser vista como memorial ou figura,  logo surgiriam as perguntas: Que pedras são estas? Porque doze? E o objetivo seria cumprido e o nome do Senhor era engrandecido e glorificado por Israel, e todas as nações tomavam conhecimento do que o Senhor fazia pelo seu povo.  Mas Israel  mesmo com o memorial em sua frente, esquecia.  Veja neste salmo: Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse; os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.E esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.Salmo 78:5-11.

Em toda a historia Deus sempre marcava com um memorial, afim de que o homem olhasse e lembrasse das suas maravilhas foi assim com o dilúvio Quando vires o meu arco nas nuvens então lembrarei que não destruirei mas aterra com dilúvio. Hoje quando vemos o arco-íris a primeira coisa que vem na minha mente é aliança que Deus fizera com Noé, de não destruir mas a terra com água. E o ato da santa ceia? Quando estamos com o cálice e o pão na mão, o que lembramos? Lembra-se o que o Senhor Jesus disse? Fazei isto em memória de mim... Será que não podíamos lembrar do nosso Senhor sem o memorial da santa ceia? Todas as vezes que comeis do meu corpo e bebeis do meu sangue, lembrareis da minha morte ate que eu venha...
O que dizer do jardim do getsemani? Onde o mestre soou gotas de sangue, antes de ser traído e entregue aos seus inimigos? Seria impossível visitar Israel e passar por este jardim e não sentir nada. Em fim Israel, Jerusalém é para nós um memorial, é impossível falar da nação de Israel sem manifestar a nossa fé.
E a cruz? Do que falar do maior símbolo do cristianismo? Quando vemos a cruz vazia lembramos que foi através dela que chegamos a Deus. Este memorial nos lembra que éramos nós que tínhamos de morrer e não Ele, mas Ele o fez por nós..
Mas porque tinha que ter um memorial?  Israel esquecia tanto de distração como esquecia pela ingratidão. Deus queria que o seu povo, mesmo distraído, tropeçasse naquelas pedras do Jordão para que não fossem ingratos. Mas mesmos com estes memoriais o povo esquecia.
Nós como o povo de Israel, esquecemos de falar o que Deus tem feito por nós, mesmo que não seja por ingratidão, mas distraídos com o nossos afazeres, esquecemos que temos de proclamar o que Deus fez por nós. Às vezes pensamos  que um milagre só é milagre se alguém ressuscitar, se houver uma cura de câncer em estado terminal ou se um cego de nascença enxergar.
Uma simples dor de cabeça que você orou e desapareceu a dor é um milagre, você sabia? Para Deus não existe milagre pequeno e milagre grande, todo milagre para Deus é milagre, nós é que classificamos como extraordinário ou pequeno para ser contado ou compartilhado com os seus filhos ou a igreja. Faça dos seus lábios um memorial conte o que Deus fez por você, não se preocupe em ser um simples milagre, de repente ele pode ser insignificante para você, mas vai ajudar aos outros e edificar a igreja. Conte, fale, lembre do que Deus fez por ti. Faça uma reflexão: veja o que Deus fez por você. Irei trazer algo a sua memória, só em você estar vivo, lendo esta mensagem, é um grande milagre. Tendo o teu coração batendo desde que foste concebido sem parar um minuto, não é motivo de engrandecer e exaltar o nosso Deus? Tente numerar o que Deus fez por ti, e ficarás surpreso por tantas bênçãos.
Conta às bênçãos diga:  quantas são? Recebida das divinas mãos, vem dize-las tudo de uma vez, ficaras surpreso quanto Deus já fez... Salmos e hinos.
Não morrerei, mas viverei e contarei as obras do Senhor. Salmo 117:7. O Que darei eu ao Senhor, por todo os benefícios que ele me tem feito? Salmo 116-12.
Eu fico imaginando se os apóstolos não tivessem escrito as suas cartas, os seus evangelhos, como nós iríamos saber, tomar conhecimento do que Deus fez no principio da igreja. Se eles ficassem com as maravilhas, escrevessem apenas em seus diários  e não enviassem as igrejas? O que seria do Brasil se os missionários não chegassem até nós?  Portanto faça das tuas bênçãos hoje um grande memorial. Conte, fale, compartilhe em sua igreja, em seu trabalho; não guarde no teu diário, publique, diga para o seu irmão o que Deus fez por você.
Olhe para Jerusalém hoje, o que aconteceu com o evangelho do Senhor Jesus? Onde tudo começou, o ide do Senhor. Ide por todo mundo,e pregai o evangelho a toda criatura, começando de Jerusalém, Samaria Judéia e até os confins da terra. Hoje, “os confins da terra” estão enviando até Jerusalém, missionários, para trazer a memória daquele povo o memorial da cruz, o evangelho do Senhor. Simplesmente por eles terem ficado  calados, foram dispersos e hoje existem poucos cristãos lá. 

Lembra-te do teu Criador, nos dias da tua mocidade....  Eclesiastes 12-1.
 Deus abençoe a você meu querido e amado leitor para que você possa falar sempre do que Deus fez por tua vida, os teus filhos precisam ouvir o que Deus fez por você, para que ele fale também aos seus filhos, e os filhos dos seus filhos falem, e o nome do Senhor será engrandecido para sempre e todas as nações saberão que não há Deus como o nosso Deus.

Amém

Josiel Dias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...