Prosperidade x Adversidade

Portanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação. (Hab. 3:17.)
Esta bela oração de Habacuque, encontra-se entre os livros de Naum e Sofonias. Não sei se de propósito , ou por permissão  Divina, este maravilhoso livro tenha sido colocado no Cânon entre dois pequenos livros, que muitas vezes para os menos preparados, acham dificuldade em encontrar este livro; mas de fácil acesso para aquele que maneja bem a palavra da verdade. II Timóteo 2:15.
Assim como uma  pérola escondida dentro de uma simples concha,  assim é esta oração preciosa aos olhos daqueles que procura as bênçãos celestiais e não as terrenas, mas deixada de lado por aqueles, que buscam riquezas , bens materiais, gloria, e fama entre os homens.
Esta bela oração de Habacuque, jamais estará entre os belos sermões elaborados nos mínimos detalhes pelos líderes de diversas seitas, que também são conhecidos erradamente como evangélicos.
Eu fico imaginando o profeta Habacuque nos púlpitos de hoje dizendo: A figueira não está florida, a videira: bem! Não se encontra nenhum fruto sequer , as minhas ovelhas foram roubadas, arrebatadas, e as minhas bonitas vacas, já não existem.
Alguém que defende esta doutrina diria: este humilde fazendeiro está com encosto, está em pecado é um tremendo fracassado.
Infelizmente esta doutrina tem impregnado as igrejas e aqueles que não tem conhecimento da palavra. Hoje somos conhecidos pelo que temos não pelo que somos, se tenho um belo carro  importado, alguém logo diria: veja como este irmão é abençoado. Mas se for um Volks 1969, diria: repreende, Senhor, a maldição da vida do teu servo.
Preste  atenção! Querido irmão, não sou contra a prosperidade nem tão pouco condeno quem tem posses e uma alta posição, pois não estou aqui para isto, nem meu tempo permite cuidar destas coisas. Não sou contra e a Bíblia nos fala que devemos considerar tanto a prosperidade como a adversidade veja: No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera, porque também Deus fez a este em oposição aquele, para que o homem nada ache, que tenha de vir depois dele. Eclesiastes 7:14.
A Bíblia nos mostra muitos homens que eram bem sucedidos, mas também nos ensina sobre a busca da riqueza e cobiça e o amor ao dinheiro, como também nos relata a respeito dos humildes, pobres mas porem cheio da graça de Deus.
Salomão era um dos que citei bem sucedido, mas veja o seu comentário sobre tudo que conseguiu juntar entre riquezas, fama e engrandecimento. Ele comentou: E olhei eu para todas as obras que fizeram minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando tinha feito, e eis que tudo eram vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. Eclesiastes 2:2,11.
O Profeta Habacuque nos ensina nesta oração, que ainda que falte tudo em nossa vida, nós devemos alegrar-nos em Deus. Como?   Isto mesmo que você leu alegrar-nos. Em meio à adversidade normalmente perdemos o humor e a força, mas esta oração nos diz alegrar-se, em saber que a alegria do Senhor é a nossa força.
Está ruim hoje, está nebuloso, os ventos são contrários, existe tormenta, desemprego, mas sabemos que amanhã o Senhor nos levantará, e diremos como disse Jó:  Eu sei que o meu redentor vive...
Não devemos servir a Deus, pelas bênçãos, pelos cargos, pela glória humana, alias você não precisa fazer campanha para ser empresário, dono de uma grande empresa, ou um grande personagem. Basta aceita-lo, obedece-lo, ser fiel. Deixa eu te dizer uma coisa interessante: Você não precisa correr atrás das bênçãos  pois no livro de Deuteronômio  28 nos diz:  que as bênçãos correram atrás de você.
E todas estas bênçãos viram sobre ti, e te alcançarão, quando ouvires a voz do senhor teu Deus. Deut. 28:2. Leia medite todo este cap. 28.
Riquezas, bens, frota de carro importado, jamais pode ser referência de um verdadeiro cristão abençoado.
Pois desde que eu me entendo por gente, me vi cercado de ímpios, mas que são “abençoados” pois são donos de grandes empresas, são donos de carros importados e etc. O verdadeiro servo de Deus, não busca as coisas vãs, perecíveis desta vida, digo não tem o seu coração nestas coisas, os seus olhos estão sobre as riquezas celestiais, onde a traça e a ferrugem não consomem.
Alegrar-se com o curral cheio de ovelhas, vacas, os celeiros cheios de azeite, e um belo campo frutificado é fácil.
Difícil  é estar alegre com a falta de todas as coisas citadas em cima, mas veja o que ele diz: Todavia eu me alegrarei no Senhor exultarei; no Deus da minha salvação Hab. 3:18.
Os defensores das riquezas, dos bens materiais usam versículos isolados, sem se dar conta do contexto. Veja este exemplo:  Certa ocasião, ouvi alguém pregar a seguinte frase: “ Declare meu irmão, determine” dizia este pastor, pois você  pode, diga: Eu posso, eu sou prospero, eu sou rico, eu sou abençoado... não aceite esta miséria de vida a qual você leva.. não se contente com esta situação. Você pode, pois Paulo diz que você pode, e citou  Aos Filipenses  4:13, referindo ao texto que diz: posso todas as coisas naquEle que me fortalece. Mas veja o que é um texto sem contexto: Realmente concordei: posso todas as coisas naquele que me fortalece, mas veja esta observação este versículo o qual o pastor disse, está totalmente ligado aos dois versículos anteriores, versículos 11 e 12, mas o mais pregado, falado é o versículo 13 pregado com tanta eloqüência . Vejamos os outros versículos anteriores o qual Paulo se referiu a poder todas as coisas...
11- Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12-Sei estar abatido, e sei também ter abundancia: em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundancia como padecer necessidades. Sendo assim, Paulo conclui:
13- Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Aos Filipenses 4:11,12,13.
Estes dois versículos, 11,12, aprendo que devo contentar-me com o que eu tenho, contentar é diferente de (acomodar). Devemos nos contentar não acomodarmos, há uma grande diferença. Também aprendo que devemos estar instruídos sobre as adversidades. O que falta nos dias de hoje é a instrução sobre estes problemas, e Paulo diz que está instruído até passar fome, coisa abominável aos defensores da prosperidade.
Muita gente tem ficado decepcionada, pois faz campanha, doa dinheiro, faz barganha, chegam até  dizer “Deus não esqueça de mim, pois sou dizimista fiel, eu exijo benção pois a sua palavra diz” nada acontece a estas pessoas que agem desta forma, como se Deus fosse colocado sobre a parede, em telo de abençoar só porque ele está exigindo, quem é o barro, para reclamar, impor sobre o oleiro?
Lembre-se Deus sempre nos abençoará, Ele jamais dará algo para os seus filhos se este algo for à causa de leva-lo distante da sua presença.
Contente-se com a graça de Deus o Espírito Santo dentro de você te guiando a caminhos perfeitos e decisão sábia. Você meu querido irmão tem a maior riqueza que todo homem que não conhece a Deus gostaria de ter, a intimidade , a graça e a presença constante em sua vida.
Estar em contato constantemente com a palavra de Deus nos basta. Veja  o que diz Provérbios 22:1: Mais digno de ser escolhido, é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é o melhor do que a riqueza e o ouro.
Junte nos Céus os teus tesouros, não se preocupe pois no céu  teremos a eternidade para desfrutarmos o nosso tesouro juntamente ao Senhor. Não se preocupe nesta nossa peregrinação aqui na terra, pois como falei você não precisa correr atrás das bênçãos elas vão correr atrás de você.

        Amém!!!

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...