Conheça as possíveis origens do papai-noel

Foto: Dreamstime/Terra
A origem do Papai Noel tem explicações que vão desde a história de um bondoso bispo da Antiguidade que distribuía presentes até uma poderosa campanha publicitária de uma marca de refrigerantes

Quem nasceu primeiro, o Natal ou papai-noel? A chegada de um bom velhinho vestido de vermelho, que distribui presentes a todos, confunde-se com a própria tradição natalina. E não é à toa, pois há uma série de explicações históricas que ligam a figura de Noel, ou São Nicolau, com as festas do nascimento de Jesus.

O bondoso bispo
Por volta do século 3, na região em que hoje está localizada a Turquia, havia um bispo chamado Nicolau. Rico e especialmente dedicado às crianças, o religioso costumava distribuir muitos presentes na cidade onde morava. A história de sua bondade espalhou-se pelos povoados vizinhos até chegar onde hoje se encontra a Itália. Lá, sua afeição pelas crianças levou outros religiosos a acreditar que o bispo fazia milagres. Após a sua morte, para homenageá-lo, a Igreja Católica o santificou e escolheu o dia 25 de dezembro, nascimento de Jesus, como sendo o dia de São Nicolau.

Duende e animais alados
Em 1809, o escritor americano Washington Irving escreveu um livro em que misturou a histórica figura de São Nicolau às doses de magia. Na obra de Irving, Santa Claus (o nome de São Nicolau, em inglês) se transformou em um duende bondoso, gorducho, que, montado em um cavalo voador nas noites de Natal, jogava presentes a todos através das chaminés de suas casas.

Já em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, turbinou a aura mágica que Irving havia criado para o personagem, trocando o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.

A primeira ilustração
Em 1862, o desenhista americano de origem alemã, Thomas Nast, publicou a primeira ilustração de Santa Claus. O artista o desenhou descendo por uma chaminé, embora o bom velhinho ainda tivesse o tamanho de um duende. Com o passar do tempo, ele passou a ser representado com uma estatura maior, sua barriga aumentou e, finalmente, ganhou barba, cabelo e bigode brancos.

O homem da Coca-Cola
Embora durante muito tempo as vestimentas de Santa Claus tenham sido representadas com as cores verdes ou azuis, a Coca-Cola se tornou a grande responsável por modificar sua figura. Em 1931, a marca encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola! - o papai-noel que a gente conhece.

A casa de Noel
A morada do papai-noel também gera controvérsia. Para os americanos, ele viveria em uma aldeia no meio do gelo, no Polo Norte. Já para os britânicos, a casa de Noel fica nas montanhas de Korvatunturi, na Lapônia, Finlândia. Mas no Sul do Brasil há quem garanta que o endereço é outro. Na cidade de Gramado, na região serrana no Rio Grande do Sul, existe até a reprodução da aldeia onde mora o papai-noel: um ponto turístico onde, nesta época do ano, as crianças fazem fila para ver de perto o bom velhinho.

Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...