Paquistão proíbe mensagens de texto via celular com o nome Jesus Cristo

Além dessa mais de 1.500 palavras também 
serão bloqueadas para evitar spam
A agência de Comunicação do Paquistão vai começar a monitorar as mensagens de texto (SMS) e vai bloquear algumas com conteúdo considerado “obsceno” e entre as palavras proíbidas está o nome de Jesus Cristo.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 18, pelo porta-voz da operadora Telenor Pakistan, Anjum Nida Rahman, que explicou que a ordem faz parte de uma tentativa da agência reguladora de bloquear mensagens de spam.
Algumas palavras foram bloqueadas por serem termos sexualmente explícitos e outras por serem xingamentos como “idiota”. Na lista de palavras bloqueadas que não há uma razão óbvia está “Jesus Cristo”, “faróis dianteiros” e “absorvente”, segundo informou a Associated Press que teve acesso à lista de 1.500 palavras em inglês e também em urdu.
A carta foi datada no dia 14 de novembro e as empresas têm sete dias para garantir o cumprimento dela, bloqueando todos os SMS que conterem essas palavras. À AP o porta-voz da Telenor disse que sua empresa estava discutindo como proceder. “É uma grande questão, então está sendo examinada com cuidado por todos os pontos de vista”, disse Rahman.
A agência reguladora disse que essa ordem está baseada em uma lei de 1996 que impede que as pessoas enviem informações “falsas, fabricadas, indecentes ou obscenas” por meio de sistemas de telecomunicações. Nessa mesma lei está escrito que a liberdade de expressão pode ser restringida “pelo interesse da glória do Islã”.

Com informações Estadão
Via Golél Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...