Simplesmente, mentira na mente.

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
(Efésios 4:25)
Certa ocasião, eu ouvi de um pastor a seguinte frase: “Uma mentira chama outra, que por sua vez também, chama outra, para sustentar a segunda e assim sucessivamente”.
Sabe que esta situação é uma pura “verdade”?
Para o mentiroso ou para aquele que pratica com freqüência mentiras, quase sempre não há sustentação naquilo que ele profere, e quase sempre tem que criar outra história para confirmar a primeira.
Quando o mentiroso profere uma mentira, faz com muita rapidez e, quase sempre, passado alguns dias, nem ele mesmo sabe o que proferiu.
Então é questionado por alguém sobre o assunto que ele falou dias atrás, como se trata de uma estória mentirosa o seu celebro não registrou aquele acontecimento, portanto o mentiroso fica alguns segundo tentando lembrar o que falou. Logo se percebe que o que ele comentou simplesmente é uma farsa uma mentira, pois esqueceu.
Crente mente?
Boa pergunta. Não deveria mentir, mas em vez enquanto se não vigiar comete sem perceber não só uma mais varias mentiras durante o dia. Eu diria mais; Alguns pregadores, em suas pregações no púlpito com eloqüência às vezes nem percebe que está contando. Muitos deles até inventam algo que nunca existiu apenas para dar ênfase ao contexto da mensagem. No banco a esposa arregala os olhos e pensa: Não foi bem assim!
Há quem diga: Se falarmos totalmente a verdade, arrumaremos muitos problemas diários.
Muitas vezes para não machucar alguém, ou envergonhar em publico ou até mesmo na igreja, se omite alguma verdade.
Outro dia um determinado Pastor e sua esposa foram visitar uma das suas “ovelhas”. Lá chegando a querida ovelha fez um determinado tipo de comida que o Pastor abominava em casa. A humilde irmã, logo fez aquela perguntinha básica que os pastores oram para não serem interrogados, por não terem coragem de falar totalmente a verdade. Após ser forçado a comer aquele “manjar” sopa de jiló e abominável aos seus olhos na presença de sua esposa. Veio a tal temida pergunta: E aí Pastor está gostando? Está uma delícia não é mesmo?
O pastor lutando com o prato e quase se engasgando, responde sem pensar:
“Sim minha irmã, está simplesmente maravilhoso e delicioso”.
Imediatamente a esposa olha em seus olhos como que querendo dar-lhe duas, surras, uma por não comer este tipo de comida em casa. Outra por ter mentido para a irmã.
No domingo passado, advinha o sermão que este pastor havia pregado em sua igreja? Os mentirosos são filhos do diabo.
Simplesmente, Mente na mente.
É quando aquilo que você disse não corresponde com a sua mente ou coração? Fica muito complicado, não achas?
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8
Este texto do apóstolo Paulo, diz que até em nossa mente deve passar a verdade, nada de mentira. Portanto se a sua boca profere uma suposta verdade e em sua mente é uma “mentira”, isto as escrituras condenam.
Falando a verdade doa a quem doer, agradando ou deixando de agradar.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.
Mateus 5:37
A palavra do crente seja ele pastor ou uma simples ovelha, deve ser de tal forma que todos saibam que o mesmo está falando a verdade. Se precisar dizer “não”, este crente diga. Se for necessário dizer “sim”, que este crente encontre uma forma correta no momento certo de dizer “sim”. O crente precisa ter discernimento, sobre o momento certo de falar uma verdade, pois às vezes esta verdade vai deixar alguém triste.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, Colossenses 3:9 Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros; Levítico 19:11
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16
Outro dia me deparei diante de uma situação em meu trabalho e rodeado de Gerentes e Diretores surge uma pergunta direcionada a minha pessoa que com certeza a minha resposta comprometeria alguns gerentes:
Antes da Resposta, fiz uma oração a Deus bem relâmpago; Meu Deus tenha misericórdia... Esta foi minha oração. De repente, quem me fez a pergunta, desistiu de ouvir-me, pois segundo ele, já sabia a resposta.
Em caso de perguntas que comprometa terceiros, ou até mesmo o nome do Senhor em escândalo, eu creio que exista uma forma de não mentirmos, antes de nossa resposta. A Bíblia condena o mentiroso, ou seja, aquele que vive na prática da mentira. Mas devemos nos esforçar para que dos nossos lábios saiam apenas a verdade.
“Os mentirosos são filhos do diabo”
Frase muito dura de se ouvir, mas é uma realidade, não dita por nós e sim Jesus. Veja abaixo:
“Ele é homicida desde o princípio”, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44b

“Ousa dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. / Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas”. George Herbert
“A mentira é como uma bola de neve; quanto mais rola, tanto mais aumenta”. Martinho Lutero
“Não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna”. Charles Chaplin

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...