Esperança

Não aparecendo por muitos dia nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos.
 Atos 27:20
O pequeno texto acima, parte de uma historia de naufrágio e que no ápice da tormenta e tempestade, podemos tirar lições de vida para aplicação pessoal e aperfeiçoamento cristão.
O apostolo Paulo estava sendo conduzido para Roma, preso juntamente com alguns prisioneiros. Eram duzentas e setenta e seis pessoas o total nesta viagem. Neste capitulo 27 de Atos, tiramos lições de como confiar em Deus e esperar Dele a vitória em meio às adversidades. Nos mostra também que não podemos perder jamais a esperança.
Embora este capítulo fale de tempestade, literalmente, podemos também aplicar na parte espiritual.
Eu gostaria de listar três tópicos no versículo base desta mensagem, e o que podemos aprender diante desta história tão triste e cheia de ensinamentos preciosos para as nossas vidas. O que fazer quando desaba uma tempestade sobre nossas vidas?. Tempestade, não de água literalmente falando, mas as aflições que nos causa perturbações e pavores, semelhantes a tempestade narrada neste capitulo 27 de Atos.
1- Vemos neste texto um longo tempo sem sol nem estrelas.
Literalmente falando, quando enfrentamos um grande período de chuvas ou tempestades, desejamos ardentemente o sol e sentir o calor que o mesmo proporciona. Desejamos ver estrelas e céu limpo e azulado. O sol quase sempre está nas prosas, nos versos, nas poesias como algo maravilhoso que trás esperança, dias melhores e saúde.
Todos naquele navio enfrentavam um longo período sem ver o sol nem as estrelas. Quem sabe, meu querido e amado irmão estás vivendo um período longo sobre a tempestade e tens clamado a Deus: Deus quando verei o sol? Quando estas nuvens passarão de sobre a minha vida?
Quero que saibas de uma coisa: estas nuvens, esta tempestade que enfrentas é passageira. Lembre-se que acima destas densas nuvens, o sol ainda brilha e há esperança para tua vida.
2- Caindo sobre nós uma grande tempestade.
Na historia deste texto não era uma chuvinha que todos daquele navio enfrentavam, mas o texto mostra uma grande tempestade desabando sobre eles. Talvez você tenha dito ao Senhor: Senhor, porque desta grande tempestade; eu não estou agüentando, é demais, é muito forte, estou apavorado sinto que irei morrer.
Quero te dizer algo: Não vem sobre nós nenhuma prova que não possamos suportar. Creia que Deus dará um escape para tua adversidade, ancorarás em bons portos.
3- Fugiu-nos toda a Esperança.
Existe um ditado no meio secular que diz mais ou menos assim: A esperança é a última que morre. Para aqueles viajantes só restavam morrerem, pois a esperança já havia fugido deles. Às vezes estamos enquadrados neste contexto, pois quando somos jogados de um lado para outro na tormenta agregado a um longo período de trevas e densas nuvens, perdemos também toda nossa esperança.
Mas esta historia também tem um final feliz, pois Deus já havia declarado na noite anterior para Paulo, que nenhum dos viajantes daquele navio pereceria, apenas haveria danos materiais.
As densas nuvens que pairam sobre sua vida, os problemas que cercam tua família não subsistirão, pois o Senhor trará sobre ti o Sol da justiça e a luz alegrará tua casa.
Não perca jamais tua esperança, creia que o mesmo Deus de Atos dos apóstolos continua sendo o mesmo hoje. Enxergue pelos olhos da fé um porto seguro, eu chamaria de bons portos.

Deus te abençoe ricamente hoje e sempre.

Por Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...