Bonito por fora e por dentro.


E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 24:12-13
O capítulo 24 de Mateus é muito conhecido por todos nós, cristãos, por falar sobre “escatologia” e acontecimentos catastróficos que irão acontecer de uma forma espiritual e literal.

Mas gostaria de chamar a sua atenção para o primeiro versículo deste capítulo 24 que será o nosso texto base. “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo”. Os discípulos exclamaram elogiando a estrutura do Templo admirados por ser tão belo aquele edifício, a edificação, as dádivas e pedras trabalhadas encantavam os discípulos. Outras referências e colocações Marcos 13:01, Lucas 21:5.

Não é de hoje que nós homens admiramos o exterior, aquilo que esta visível aos nossos olhos.As vezes até escolhemos pela aparência, foi agradavél aos nossos olhos então é bom.

Quase sempre julgamos de uma forma literal apenas pela beleza e aparênte aos nossos olhos.

Mas o Senhor não vê desta forma como o homem. O homem vê o exterior e o Senhor enxerga o interior e a intenção do nosso coração, para o Senhor "Tem que ser belo por dentro".

O templo realmente era algo de chamar atenção, tanto que os três escritores dos evangelhos comentam sobre o assunto e a admiração que tiveram os discípulos. Não houve nenhum erro os discípulos terem elogiado aquele edifício, se estivéssemos lá com certeza ficaríamos de boca aberta pela estrutura e beleza. Mas eu gostaria de falar o estado espiritual que se encontrava aquele templo por dentro. Jesus foi o que mais censurou os homens na aparência e liturgias, quando as suas ações não correspondiam com os seus corações.

Jesus já havia censurado toda a liturgia praticada ali naquele templo. Já era algo visível aos homens, pois toda aquela “glória” explícita em II Crônicas Capítulo 7:15-16, já não existia.

Os pobres e suas ofertas eram desprezadas, havia roubo, partidarismo, desunião, comércio e muita hipocrisia ali naquele lugar.

Jesus retruca aos discípulos afirmando de uma forma literal que não sobraria ali daquele edifício tão magnífico, pedra sobre pedra que não fosse derribada. 70 anos depois aconteceu tal profecia.

Foi-se a glória do templo, outrora alegria, resposta de Deus aos homens, lugar escolhido e chamado casa de oração agora por dentro morte e toda espécie de iniqüidade, bonito por fora e feio por dentro. O que aconteceu? Voltemos ao Antigo Testamento em: II Crônicas 7:19-22

Deus havia dado ao Rei Salomão uma condição para aquele edifício continuassem fazendo a diferença. Veja:

Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles,

Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.

E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa?

E dirão: Porque deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.

Hoje encontra-se apenas um “muro” chamado: Muro das lamentações. Realmente todo aquele edifício resume-se em apenas um muro.

O que está acontecendo com a igreja? Não quero aqui generalizar mas o que vemos nos dias de hoje é que existe apenas um ajuntamento de pessoas chamando isso de igreja, mas na realidade se quer, parece com a igreja primitiva descrita no livro de Atos dos apostolos. Cada vez vemos o mundo entrando e contagiando a igreja. Em vez da igreja transformar o mundo; Romanos 12:2, o mundo está transformando a igreja . Teria a igreja perdido sua indentidade?

Igrejas atuais muito parecidas com aquela igreja chamada de "Sardo" Apocalipse 3:1

É claro e visível a apostasia nestes últimos dias, muitos já abandonaram a fé, outros estão vivendo de aparências por fora justos e religiosos, mas por dentro, hipócritas e mentirosos, tem nome de vivo mas porém estão mortos espirituais. Apocalipse 3:1

Estão como aquele templo em Jerusalém por fora magnífico mas só Deus sabe como anda seu interior. Jesus profetisou sobre isso ainda em Mateus 24:12-13. Veja: E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Como está sua vida meu irmão? Ainda perseveras na fé? Guardas a sã doutrina de Cristo? Ainda sentes amor pelas almas? Estás como no tempo do primeiro amor? O amor por Cristo e sua palavra ainda queima em teu coração?

Se sua resposta for negativa, aconselho-te que voltes ao primeiro amor e arrependa-se enquanto há tempo, pois a porta da Graça está se fechando.

Que esta mensagem nos faça fazer uma reflexão em nossas vidas e que possamos aplicar em nossa vida pessoal como templo espiritual . “Sem a presença sublime de Deus em nossas vidas” não passamos de "templo morto", apenas admirados por fora, com nome e aparência de vivo, mas morto espiritualmente.

Paulo escrevendo aos Efésios 1:15 Reconhece aquela igreja como uma igreja trabalhadora, e que tinha muita fé, e era reconhecida pela união e sua caridade. Mas passados 35 anos, vemos a Igreja de Éfeso recebendo agora uma carta do dono da igreja “Jesus”, onde até reconhecia sua labuta e serviço,mas aconselhava que retornassem ao primeiro amor. Apocalipse 2:4-5

Que possamos voltar ao primeiro Amor. Que a letra deste louvor abaixo seja a nossa oração diária quando diz:

Quero voltar ao inicio de tudo
Encontrar-me contigo Senhor
Quero rever meus conceitos e valores
Eu quero reconstruir Vou regressar ao caminho,
Vou ver as primeiras obras, Senhor
Eu me arrependo, Senhor,
Me arrependo Senhor, me arrependo, Senhor

Eu quero voltar ao primeiro amor,
Ao primeiro amor,
Eu quero voltar a Deus.

Deus abençoe sua " Noiva "
Por Pb.Josiel Dias

Um comentário:

  1. E extremamente chocante a imagem deste garotinho se alimentando das migalhas do que sobram de outros.Falo a respeito da frase;'Alguns pisam em favos de mel,outros do amargo faz doce.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...