Qual o valor da fé de uma criança?.

Marcos 10:13-16
Todos nós adultos, um dia fomos crianças, mas, às vezes censuramos elas e não suportamos o barulhos que elas fazem muitas vezes até no culto, achamos que estão atrapalhando. Pais, olhem para trás e lembremo-nos que um dia fomos criança. Talvez até fizemos bem mais travessuras do que nossos filhos ou as crianças que costumamos censurar, fazem. 

O que a criança representa para Cristo e sua igreja? Durante o curto ministério de Jesus, vemos algumas passagens onde aparece à figura da criança e o que o Senhor diz a respeito delas. O texto mais conhecido é do Evangelho de Marcos 10:13-16, onde os pais traziam seus filhos para que Jesus as tocasse e abençoasse, mas os discípulos as impediam de se aproximar do Mestre. Vendo Jesus, a situação, ficou “indignado” por esta atitude dos discípulos Marcos10:14. Jesus não gosta, nadinha, quando uma criança é censurada, ou maltratada, ou impedida de conhecer a Jesus. Creio que os discípulos, não maltrataram, o texto diz que eles repreenderam-nas, mais o que eles fizeram foi o suficiente para Jesus ficar indignado. 

Qual o valor da fé de uma Criança? Fica fácil responder esta pergunta lendo este texto em Mateus 18:6, veja: Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. 

Fazer tropeçar uma criança é arrumar um problema com Jesus.

Eu fico imaginando a festa que estas crianças faziam em torno de Cristo. Tente imaginar dezenas delas em volta de Jesus e dos discípulos. O que elas queriam? Imagina você, mãe e pai com o filho no colo, pronto para receber o toque de Cristo, e simplesmente chega os discípulos e te impede de aproximar do mestre. Apenas um toque, diz o texto que os pais traziam para que Jesus as tocasse. O toque do Mestre era algo grandioso, eu fico imaginando Jesus com meus filhos no colo. Mas por que as impediam de aproximarem dele? Qual era a intenção dos discípulos, porque eles fizeram isto?. Diz os estudiosos e Teólogos, que era o barulho que elas faziam. 

Tente compreender as crianças, a forma sincera de suas palavras, a sua verdade, a sinceridade de seu culto e louvor. Jesus Cristo via nelas a perfeição, tanto que fala para os discípulos que; de forma alguma alguém entraria no reino dos céus se não fossem como uma criança. Ser como uma criança, não é ser imaturo; também não representa a falta de responsabilidade e sim a sinceridade e a pureza que elas carregam dentro de si. 

Outra situação aconteceu quando Jesus entrava em Jerusalém montado em um jumentinho, quem estava em sua frente? Que gritava e louva ao lado, fazendo as boas vindas? Claro que elas estavam lá, elas pulavam e gritavam: Hosana ! Hosana! Bendito é o que vem em Nome do Senhor! Neste episódio em Mateus 21.14-17 alguém diz: “Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo?” Respondeu Jesus: “Sim, vocês nunca leram:‘Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’?” (v. 16) Jesus, com coragem e determinação, curou abertamente a cegos e coxos no templo. E isso levou até crianças a expressarem o seu louvor. 

Entretanto, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei se indignaram e aproveitaram a gritaria das crianças para reagir. Não podiam admitir este “Hosana ao Filho de Davi”, pois celebrava àquele a quem mais odiavam. A elite religiosa estava completamente equivocada e cega a respeito de Jesus. E ainda que fossem eruditos na teologia, não sabiam quem Ele era. 

Assim cumpriu-se a profecia do Salmo 8: Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários... (v. 2). O que ficou oculto aos sábios, as crianças reconheceram.

Que possamos investir nelas, pois serão, elas, as crianças, os futuros ministros, pastores, professores. Deus abençoe nossas crianças, e nós adultos para tratá-las com ternura e amor.


Deus abençoe sua igreja.

Josiel Dias
Congregacional

2 comentários:

  1. Vim convidar para assistir meu vídeo novo, no Blog: """SENTIMENTOS"""
    http://sentimentosjacque.blogspot.com
    /

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá minha irmã Jacque. Graça e Paz.

    Obrigado pela visita, volte sempre. Passarei por lá.

    Deus te abençoe.

    Josiel Dias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...