Uma igreja que Desintegrou.

Esta semana eu tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que me fez refletir sobre uma grande igreja, um grande ministério que simplesmente não existe mais. Termo usado por esta pessoa em sua confissão para mim foi a seguinte: “a minha igreja se desintegrou”.

Isto me faz lembrar o que Jesus falou sobre as estruturas do Templo e sua formosura, quando os discípulos, com grande espanto e elogio, exclamam: Olha que pedras! E de repente Jesus quebra a expectativa dos discípulos quando responde: Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribado.
Mateus 24:1-2.

O irmão, a qual mencionei acima, me relatou tudo que aconteceu em sua igreja, e o motivo de hoje estar longe do caminho do Senhor. Esta história é verídica, apenas por questão de ética, não citarei o nome do ministério, nem desta testemunha ocular do ocorrido.

Dizia ele: A minha igreja era muito boa, a mais bela, grande em obras e em vários ministérios, tinha centenas de membros. Continua ele: Eu era nesta igreja ministro de louvor, também músico, tocava baixo e guitarra. Só que de repente, eu estava indo para igreja e simplesmente naquele dia não teve culto e ficamos sabendo que a igreja tinha sido vendida, ou desfeita de uma hora para outra, sendo passado, a administração, para outro ministério que já preparava a troca do nome da denominação.

Aquele rapaz, com os olhos cheios de lágrimas me confidenciou: Aquela igreja era tudo para mim, fomos dispersos, hoje todos os músicos estão desviados, o Pastor daquele ministério foi o primeiro a desviar-se, separou-se da esposa, em fim, várias tragédias ocorreram em uma mesma semana.

O que ocorreu? Porque as estruturas tão belas, daquela igreja, não resistiram a tempestade, e ruíram?

Relatou também aquele irmão em confissão para mim que, às vezes, ele se reúne com os membros, hoje “desviados”, para chorar e lamentar o ocorrido. Todas as vezes que ele passa em frente a antiga igreja, diz ele que chora por aquela obra ter se desintegrado, ter desfeito, sem nenhuma explicação.

Queridos irmãos, II Crônicas Capítulo 7:14-18, nos conta a história do templo que o Rei Salomão ergueu ao Senhor Deus de Israel. Do versículo 14 ao 18, havia Deus prometido a Salomão abençoar aquela casa, e que os seus olhos estariam sobre aquele lugar.

Mas a partir do versículo 19 ao 21, vemos o Senhor fazendo algumas observações para Salomão. Esta advertência foi a seguinte: Deus fala a Salomão que, se ele se apartasse e servisse a outros deuses, qualquer um que passasse por aquela casa, que era tão exaltada, ficaria espantado pela destruição. II Crônicas 7:21. Este espanto se daria mesmo após anos de ter sido derribado e reconstruído outras vezes.*[1]

Hoje basta ir a Israel na cidade de Jerusalém e ver o que sobrou daquela casa tão exaltada. Apenas um muro chamado “lamentações”.

Levando para o Espiritual, era exatamente o que aquele jovem havia me falado: “quando passamos em frente ... apenas nos ‘lamentamos’”. Procurei orientá-lo dentro das escrituras, sua importância como levita e adorador, e que a fé deve estar firmada na cabeça que é Cristo.

Todas as vezes que firmamos nossa fé em homens, ou em denominações, religiões ou templo, por mais atraente ou bonito que sejam, estamos sujeitos a desmoronarmos juntamente com a instituição.

Quando este rapaz usou o termo “desintegrar” me fez procurar mais detalhadamente sobre sua definição. Desintegrar Traduzido do: inglês - verbo transitivo. 1: romper ou se decompor em elementos constitutivos, peças, ou pequenas partículas; 2: destruir a unidade ou a integridade. Lendo detalhadamente esta tradução no ponto 2 (Destruir a unidade ou a integridade), foi exatamente o que ocorreu, nesta igreja.

O mundo, o pecado, a vaidade, a individualidade, a religiosidade de alguns, destruíram a unidade. Onde entra o pecado não há integridade. O Corpo desunido não cresce, não vive, simplesmente se desintegra. É isto que o diabo tem feito em tantas igrejas, até com belas estruturas.

Hoje eu oro e tento resgatar este levita, um membro fora do corpo decepcionado com a instituição, decepcionado com os homens.

O que adianta ter uma boa aparência, se a Glória de Deus foi embora? Quantas igrejas, hoje, apenas tem aparência de vivas, mas estão mortas. Foi assim que a Igreja de Sardo recebeu um aviso e uma advertência, pois ela estava agonizando, dando seus últimos suspiros, pronta para morrer, porém agindo como se estivesse viva. Apocalipse 3:1-3.

Saindo do coletivo e trazendo para o individual, quantos estão com a aparência de vivos, mas estão mortos?

Quando permitimos a entrada do pecado em nossas vidas pessoais, simplesmente desmoronamos. Conforme a instituição, também nos “desintegramos”.

Que a glória de Deus esteja presente em nossa igreja, em nosso corpo como membro, para que, as portas do inferno não prevaleçam contra a igreja de Cristo.


*[1] As pedras deste Templo Foram pilhadas várias vezes. Seria totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para Babilônia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exílio Babilônico na história judaica.

Décadas mais tarde, em 516 a.C., após o regresso de mais de 40.000 judeus do Exílio Babilônico, foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo, o qual foi destruído por Antíoco Epífanes, imperador assírio. Em 4 d.C. o rei Herodes, o grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo que foi mais portentoso que os dois primeiros, este também foi destruído pelo general Tito em 70 d.C., pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica.

Amém!
Por Josiel Dias
IEC Alcântara.

Um comentário:

  1. ORA,JESUS TENDO SAIDO DO TEMPLO,IA-SE RETIRANDO,QUANDO SE APROXIMARAM DELE OS SEUS DISCÍPULOS,PARA LHE MOSTRAREM OS EDIFICIOS DO TEMPLO.
    MAS ELE LHES DISSE;NÃO VEDES TUDO ISTO?EM VERDADE VOS DIGO QUE NÃO SE DEIXARÁ AQUI PEDRA QUE NÃO SEJA DERRIBADA.(Mateus 24.1-2.)
    SHALOM.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...