Se confessarmos o nosso pecado,ganharemos o perdão e também a guerra.


Após a grande conquista do povo de Israel a Jericó, um dos que fazia parte daquela comitiva, cometeu um grande erro. Desobedecendo a ordem de Deus, quando através de Josué deu-lhes ordem que não se tomasse nada da cidade, nem prata, nem ouro tudo teria de ser ofertado ao Senhor. Confira Josué 6:18. Passando pois Acã filho de Carmi, por uma das tendas viu e cobiçou uma bela capa babilônica , duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro.
Naquela hora Acã não fez como deveria ter feito, simplesmente pegou para si todos estes objetos e escondeu debaixo de sua tenda.

Com certeza foi um ato isolado de Acã, mas observe o que este ato causou a congregação de Israel.
Até então Josué não sabia o que Acã tinha feito, apropriando-se das coisas condenadas. Então Josué prossegue investindo contra a cidade de Ai, envia espias para ver a cidade; como era sua segurança, seu exército, seus muros. Por sua vez os espias fizeram Israel cometer mas um erro, subestimando o inimigo.

E eles voltaram a Josué, e lhe disseram: Não suba todo povo; subam dois ou três mil homens, e vençam Ai. Não canses todo o povo ali, porque eles são poucos.
Os espias pensavam que ia ser moleza, não sabiam eles que não se ganha guerra em pecado. E os habitantes de Ai mataram trinta e seis do exercito de Israel, fazendo Israel retornar vergonhosamente. Josué não entendia o que estava acontecendo com Israel, rasga suas roupas e lamenta com Deus.

Confira Josué 7:7-9 Josué ainda tenta jogar a responsabilidade para cima de Deus, observe: Ah! Meu Senhor! Que posso dizer, depois que Israel virou as costas a seus inimigos? Quando os cananeus e todos os habitantes da terra ouvirem, nos cercaram, e exterminaram nosso nome da terra; e o que farás pelo teu grande nome?
No entanto, Israel recuou, vergonhosamente, primeiro por Acã esconder, ocultar seu pecado, segundo por terem subestimado o inimigo.

Posso imaginar o brado que Deus deu a Josué: Josué! Levanta-se ! porque estás prostrado? Israel pecou. Voltamos um pouco atrás, Deus poderia ter falado: “Acã pecou, vossos espias subestimaram o inimigo”.Mas não; disse Deus: “Israel pecou”, apesar de ter sido um fato isolado de Acã , toda a congregação de Israel foi culpada do seu pecado ou seja sofreu as conseqüências.

Às vezes pecamos e não confessamos a Deus os nossos pecados ou esquecemos ou fingimos escondendo-os em nossa tenda, e partimos para guerra espiritual e saímos envergonhados, pois assim como Israel fez, nós também fazemos. Subestimamos o nosso inimigo e colocamos até debaixo do nosso pé e, esquecemos de tirar o pecado do nosso meio.
Amados irmãos o mas grave é que às vezes fazemos como Acã (não apenas no sentido do roubo, mas, também, em outros pecados); deixamos de confessá-los e a nossa congregação sofre, a obra de

Deus é prejudicada a Igreja não cresce. Sabe por quê? Veja o que Deus disse a Josué: Pelos que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminares do vosso meio a coisa roubada.
Observe: Deus deu uma condição a Josué. Enquanto o pecado de Acã estivesse no meio da congregação de Israel, Deus não estaria com Israel.

Amado você pode estar perguntando: “Se eu ocultar meu pecado e não confessar, como minha Igreja pode sofrer?” Pois eu lhe pergunto: Quem pecou Acã ou Israel?

O corpo de Cristo, a igreja de Jesus, é formado de vários membros. Então se um dos membros oculta seu pecado e não confessa, e está no nosso meio, sofremos todos, pois fazemos parte deste corpo.
Só basta confessar nossas culpas e ganhar o perdão e também a guerra, pois não se ganha guerra em pecado. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. I João 1:9.

Amém!!!
Josiel Dias
IEC Alcântara

2 comentários:

  1. A confissão deve ser a Deus ou a uma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Meu querido(a) Irmão(a)

    Graça e Paz.
    Obrigado por seu comentário, volte sempre.
    Devemos confessar nossas culpas apenas a Deus. Quando o nosso erro envolve outra pessoa, devemos pedir perdão ao ofendido e também a Deus. Não devemos ficar com isso em nosso coração em ocuto, pois perderemos a guerra.

    Filhinhos não pequeis, mas se pecardes tendes um Advogado junto a Deus. (Jesus)

    Deus te abençoe ricamente

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...