O Maioral dos Publicanos

Lucas 19: 1-10 
Havia na cidade de Jericó, um certo homem, chefe dos publicanos, muito rico. Este homem chamava-se Zaqueu, e diz a Bíblia que Zaqueu procurava ver Jesus, era grande seu desejo em conhecê-lo.

Zaqueu, por ser o maioral dos publicanos no seu distrito, havia tido muitas oportunidades de torna-se rico com o dinheiro mal ganho.

Por ser um homem público muito conhecido em Jericó, penso eu que alguém daquela cidade tenha falado de Jesus a Zaqueu, quem sabe muitos, fazendo-o ficar curioso em conhecer este tal Jesus de Nazaré.

Certo dia estava Zaqueu em Jericó fazendo toda sua rotina quando de repente avistou total alvoroço na entrada da cidade e ele ficou sabendo que era Jesus que passava por lá , correndo tentou sem sucesso vê-lo, pois sua estatura diz a Bíblia era pequena.

Era grande a multidão que se formava enquanto Jesus passava, imagino eu quantos empurrões Zaqueu deve ter tomado mas ele não desistiu.
Zaqueu poderia ter desistido de conhecer Jesus, de vê-lo, pois ele deve ter tido motivo de sobra pois a multidão não deixava ele ver.

Mas persistiu Zaqueu, e teve uma idéia genial, imagino eu que Zaqueu pensou: irei correr à frente de todos estes homens altos, e eu quero ver quem impedirá de conhecer este Nazareno.

Imediatamente pois em prática o que ele pensou, correu e subiu em um sicômoro (Árvore do mesmo gênero da figueira, grande e frondosa; era fácil de subir nela). Subiu e aguardou que Jesus passasse e aproximou a multidão juntamente com Jesus, e para a surpresa de Zaqueu que esperava só conhecê-lo , ver como era este homem, Jesus para bem em baixo da árvore e diz: Zaqueu, desce depressa,pois me convém ficar hoje em tua casa. Lucas 19: 5.

Imagino eu a alegria de Zaqueu naquela hora, aleluia! Toda esta multidão e Jesus não só me conhece como eu o conheço mas Ele me chama pelo nome e ainda vai pra minha casa.

A Bíblia não relata mas eu posso ver Zaqueu pulando daquela árvore e recebendo a Jesus em sua casa.

Amados, valeu todo o esforço praticado por Zaqueu, como eu falei ele poderia ter desistido, deixado para outra ocasião para conhecer Jesus, mas foi esta heróica ação de Zaquel que ele não só conheceu mas foi salvo por esta visita em sua casa.

Quantas pessoas se enquadram nesta história, tem a oportunidade de conhecer a Jesus e simplesmente desistem pois em sua frente encontram multidões de problemas, problemas este que parecem gigantes em sua frente, fazendo desistir de conhecer a Jesus?

Pois eu te digo, querido leitor, faça como Zaqueu, insista, corra, ultrapasse todos os problemas, todos que estão impedindo de você conhecer a Jesus. E assim como Jesus fez com Zaqueu, Ele faz hoje com você, te chama pelo teu nome e quer entrar em tua casa e salvar a ti e a toda sua família.

Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19:8-10


Que Deus os abençoe rica e abundantemente.
Amém!!!
Por Josiel Dias
IEC Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...