Mente cativa à palavra.

O que anda pensando os crentes? 
O que ocupa suas mentes?
Com estas perguntas, abriremos um assunto muito interessante e que não podemos fingir ou enganar que em certas ocasiões, nos tornamos através da mente cativos de algo, seja dos cuidados do séculos presente, ou do pecado ou das coisas celestiais. Muitas vezes até que tentamos, colocando nossa própria força, uma força quase sobrenatural, para retirar algumas sujeiras que penetram em nossa mente. Muitas destas sujeiras, de uma forma imperceptível ou disfarçada em uma meia verdade, nos causam estragos, pois nos deixam impuros diante de Deus.

O que a Bíblia nos esclarece sobre pensamentos? Como devo reagir diante um mau pensamento?

Nenhum ser humano, por mais controle que tenha sobre seus pensamentos, ficam por muito tempo sem pensar em algo, pois os cuidados da vida, quase sempre, ocupa 90% dos nossos pensamentos. Quem nunca perdeu o sono depois que as preocupações invadiram, de uma forma ferrenha, a nossa mente nos fazendo cativos dos problemas. Muitas das vezes no culto onde o normal seria adorarmos, cultuarmos ao Senhor, não conseguimos deixar de pensar no dia seguinte, de como vamos pagar certa conta, ou como faremos determinada tarefa no nosso trabalho.

Estes pensamentos muitas vezes surgem para que você, meu querido irmão, tire a atenção do culto, onde Deus está falando, mas com a mente agindo desta forma, não ouviremos a sua voz.

Confesso, já tentei ficar sem pensar em nada, não consegui, é como passasse um filme sobre os nossos olhos, muitas vezes sem a sua autorização estas imagens, ou pensamentos são projetados ou invadem nossas mentes, atacando-nos quase diariamente. Cabe a nós crentes em Jesus “deletarmos”, rejeitarmos, excluirmos o que não presta, com certeza dar continuidade em tais pensamentos não é uma boa opção, pois juntamente com estes ataques malignos vem a concretização e finalmente o pecado. A Bíblia nos adverte a pensar nas coisas do alto. Colossenses 3:2: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Também o Apostolo Paulo, nos ensina em Filipenses 4:8 o que deva passar, ou as imagens que serão projetadas em nossa mente. Quanto a este contexto, é preciso observarmos que isto é possível quando nossa mente está cativa à palavra de Deus. Pense nisto! A que, ou a quem sua mente está cativa?

Certa ocasião, li uma frase que me fez refletir, sobre meus pensamentos. A frase era a seguinte: Minha mente está cativa à palavra de Deus.
Querido irmão, analisando nas entre linhas do texto aos Filipenses, podemos garantir que podemos e temos autoridade sobre os nossos pensamentos, revertendo pensamentos negativos, fracassados ou diabólicos. Vejamos:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Tudo “verdadeiro”.

A primeira a ocupar a nossa mente é a verdade, pensar ao contrário da verdade é pensar em mentiras, e isso deve ser descartado da nossa mente.
Tudo que é “honesto”. Ocupando a nossa mente com a honestidade, como escrevi no começo desta mensagem, estes pensamentos poderão ser concretizados, sendo assim, não seria uma boa, como cristãos, sermos desonestos.

Tudo que é “justo”. Jamais deverá passar injustiças em nossas mentes, pois a marca registrada do verdadeiro cristão é a forma de como é conhecido “ Justo” Pois o justo viverá da fé....

Tudo que é “ puro”. A pureza deve ocupar a nossa mente, pensamentos impuros devem ser descartados imediatamente.
Tudo o que é “amável” O amor deve fazer parte dos nossos projetos e pensamentos.

Boa fama e virtudes são complementos das opções que o Apostolo Paulo nos ensina.
Creio que dentro destas opções apresentadas pelo Apostolo não teremos brecha para pensarmos bobagens. Quando a nossa mente é cativa à palavra, tanto durante o dia ou noite a palavra prevalesse sobre as sujeiras enviadas como seta pelo diabo.

O Salmista Davi também nos adverte a colocarmos em nossa mente a palavra e meditar dia e noite. Salmos 1:2 Antes tem seu prazer na Lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Meu querido irmão, eu creio que desta forma, ocupando nossa mente com a palavra de Deus, obstruiremos as ciladas e ataques do diabo.

Como ocuparmos a nossa mente? Eu fico olhando os animais, como a ovelha, o gado eles comem as pastagens durante o dia, e a noite vemos eles mastigando sem parar. O que isto tem haver? Eu te diria que tudo. Alimente-se, ingira a palavra de Deus, e depois medite nela de dia e de noite sem para, salmodiando e dando graças a Deus por tudo.

Há um ditado conhecido por todos nós que diz: Mente vazia é oficina do diabo. Eu diria que a “mente esvaziada de Deus” é espaço para o diabo trabalhar.

Mantenha sua mente cativa à palavra de Deus e seja vitorioso em sua vida.

Graça e Paz. Amém.
Pb Josiel Dais
( IEC Alcântara-SG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...