O Reino dos céus é delas...

Zacarias 8:4-5: "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão. Por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão."

O profeta Zacarias fala sobre as bênçãos prometidas para Israel. Nos versículos acima, ele faz menção de duas faixas etárias: crianças e velhos (idosos). As bênçãos de Deus para o seu povo (Israel) serão tão maravilhosas que estarão estendida desde a criança ao idoso, garantindo que aqueles pequeninos podiam se regozijar, pois eles iriam viver muito e ver os filhos dos seus filhos. Portanto, teriam, como criança, esperança e, como velhos, a experiência para desfrutar tamanha bênção sobre eles.

Eu gostaria, meu querido leitor, que, juntamente, meditássemos no versículo 5 onde se diz que as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas que nelas brincarão. O profeta não entra em detalhes sobre o que farão os velhos (idosos) nas praças, mas deixa bem claro o que as crianças farão nas ruas: elas brincarão. Isso mesmo, todas elas brincarão. 

Se existe algo que uma criança sabe fazer sem que ninguém lhes ensine é brincar. E isso elas sabem fazer com muita perfeição. Você pode até imitá-las, mas não terá a graça e a maravilha de uma criança brincando. Imagine a alegria do pequenino, o qual acabou de aprender a dar seus primeiros passos diante de uma bola? Pode ser que a esteja vendo pela primeira. Não sabe o que fazer, mas apenas segue em direção ao objeto e brinca; não importa se com as mãos ou pés, apenas brinca. Isso vem de Deus. Elas só pensam nisso. 

Acordam pensando e se deitam pensando em brincar. Como é maravilhoso ver os nossos filhos brincando! Se nos regozijamos e achamos maravilhoso vê-los alegres, saltitantes, cheios de saúde, imagine o nosso Deus! Veja o que o Profeta Zacarias comenta, no versículo sexto: "Assim diz o Senhor dos Exércitos, se isto for maravilhoso aos meus olhos do resto deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? Diz o Senhor dos Exércitos." De certo naquelas ruas profetizadas pelo profeta não poderia haver benção maior do que estar cheia de crianças.

O profeta não fala da rua e sim das ruas. Ele também não diz a quantidade de ruas, mas a Bíblia nos mostra o projeto da cidade. Serão bastantes ruas, pois a cidade será imensa. O profeta comenta que se encherão as ruas. Imagine a quantidade de crianças brincando! Será lindo. Criança é benção para as ruas; criança é benção para o bairro; criança é benção para a cidade, para o pastor; criança é benção para os pais; criança é benção para igreja. 

Não poderia haver restauração linda, perfeita em Israel, entre o povo de Deus sem a presença delas. Eu fico observando que em todas as EBFs (Escolas Bíblicas de Férias) que acontecem na minha igreja, no período de julho, os olhos do meu pastor quando, então, a igreja está cheia delas. Ele fica pulando de alegria, pois sabe muito bem o que significa isso.

Infelizmente nem todos pensam assim. Alguns vêem criança como empecilho, outros como cruz, outros a impedem de vir à igreja para serem abençoadas, outros ainda as desprezam. Vemos algo parecido na Bíblia. Não sei se foi pelo barulho que elas fizeram, a Bíblia não entra em detalhes, mas elas foram impedidas de se aproximar de Cristo. Sabe quem foram os responsáveis por impedi-las? 

Os próprios discípulos de Cristo: "E traziam-lhe também meninos para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam; mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos (pequeninos) e não os impeçais, por que dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele" (Lucas 18:15-17). Devemos aprender com o que diz a Palavra de Deus: devemos amá-las, respeitá-las e deixá-las ser crianças, pois às vezes queremos que elas pensem como nós, adultos.

Deus promete um futuro maravilhoso para o seu povo. Não pense que lá não vai haver criança, pois as ruas estarão cheias delas correndo e brincando, pois isto é profecia e terá que se cumprir. Isaías também comenta sobre elas. Veja: "E brincará a criança de peito sobre a toca do áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do básilico" (Isaías 11:8). O profeta fala do futuro reino do Messias, um reino restaurado, sem pecado sem violência, sem dor nem lágrima. E, mais uma vez, estão elas abençoando e brincando. Deixem a criança ser criança, deixem-na brincar. Pois mesmos elas brincando, elas estão agradando ao nosso Deus. Que o Senhor abençoe a todos nós pais, igreja, povo de Deus para que possamos entender e aplicar a Palavra de Deus. (*)

Paz e Benção

Josiel Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...